Artigo Anais XI CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

OS (DES)CAMINHOS NA TRANSGRESSÃO DO FEMININO EM MEMORIAL DE MARIA MOURA

Palavra-chaves: MARIA MOURA, GÊNERO, TRANSGRESSÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Estudos literários, Gênero e Sexualidades
"2015-06-03 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10784
    "edicao_id" => 31
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 90
    "titulo" => "OS (DES)CAMINHOS NA TRANSGRESSÃO DO FEMININO EM MEMORIAL DE  MARIA MOURA"
    "resumo" => "A partir da inserção de Rachel de Queiroz no cenário nacional das letras, muda-se o olhar sobre o feminino. A literatura de autoria feminina passa a ser, a despeito do descrédito inicial, louvada e o protagonismo feminino figura nos textos com personagens femininas que, contrariando o que culturamente lhes era imposto, escolhem e  trilham seus próprios destinos. Assim nasce Maria Moura, protagonista do romance Memorial de Maria Moura , mulher forte que  refuta o casamento e a maternidade, destino tradicionalmente imposto às mulheres; senhora de si, dona de seu corpo e de sua sexualidade, detentora de poder e de uma liberdade de agir incomum às mulheres no contexto do patriarcado . Por isso, a personagem torna-se foco dessa pesquisa, pois suscita várias investigações em relação a sua vivência que subverte padrões sócio-culturais. Propõe-se, nesta apresentação oral discutir os (des) caminhos do feminino dessa personagem transgressora. Objetiva-se refletir sobre as vivências de Moura, relacionadas à sua postura como mulher que subverte os preceitos destinados ao sexo feminino no que diz respeito à forma como ela se veste, como dispõe de seu corpo e de sua sexualidade. Busca-se compreender as ações e atuações de Moura que a diferenciam enquanto mulher que conquista sua autonomia. Elege-se a crítica feminista como teoria basilar nesse trabalho, pois acredita-se que uma investigação que pretende compreender a trajetória transgressora de uma personagem feminina deve se pautar em embasamentos teóricos dessa natureza. Pretende-se usar como abordagem metodológica a pesquisa descritivo-explicativa de base bibliográfica, tendo fontes de papel como corpus das análises. As linhas temáticas que orientam esse trabalho são a relação entre Estudos literários, Gênero e Sexualidades. As transgressões de Moura foram constituindo sua personalidade a ponto de ela subverter sua aparência feminina para aventurar-se na busca pelo poder, o poder  de tornar-se livre dos mandos dos sujeitos masculinos e o poder obtido através do acúmulo de bens. Vale mencionar, que a  obtenção do poder realizada pela personagem se dá por meios ilícitos, mas a vivência de marginalidades não a incomodava, pelo contrário, numa completa ausência de crise de consciência, ela usava dos meios que fossem necessários para tornar-se proprietária de gado, ouro e terra e se fazer respeitar pelas pessoas. Ao usar indumentária masculina e cortar seus cabelos, Moura transforma a sinhazinha do Limoeiro numa guerreira destemida que lidera um bando de cabras, dispostos a seguir à risca suas ordens. Ela própria torna-se a “lei”, ditando regras e códigos que determinam o seu destino e o de seus comandados. A si ela sentencia que a Moura guerreira triunfe sobre a Moura passional, pois não poderia deixar que seus sentimentos amorosos destruíssem sua imagem de mulher forte. Comandar e amar tornam-se inconciliáveis na vida da personagem e ao ter que optar entre um dos dois, ela opta por continuar no posto de comando, solidificando  sua imagem de mulher que tem domínio sobre seus impulsos passionais e não perde sua autonomia em nome de viver um grande amor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Estudos literários, Gênero e Sexualidades"
    "palavra_chave" => "MARIA MOURA, GÊNERO, TRANSGRESSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA6_ID90_10032015093209.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDVANIA MARTINS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "EDVÂNIA"
    "autor_email" => "edvaniamartins2010@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES"
    "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10784
    "edicao_id" => 31
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 90
    "titulo" => "OS (DES)CAMINHOS NA TRANSGRESSÃO DO FEMININO EM MEMORIAL DE  MARIA MOURA"
    "resumo" => "A partir da inserção de Rachel de Queiroz no cenário nacional das letras, muda-se o olhar sobre o feminino. A literatura de autoria feminina passa a ser, a despeito do descrédito inicial, louvada e o protagonismo feminino figura nos textos com personagens femininas que, contrariando o que culturamente lhes era imposto, escolhem e  trilham seus próprios destinos. Assim nasce Maria Moura, protagonista do romance Memorial de Maria Moura , mulher forte que  refuta o casamento e a maternidade, destino tradicionalmente imposto às mulheres; senhora de si, dona de seu corpo e de sua sexualidade, detentora de poder e de uma liberdade de agir incomum às mulheres no contexto do patriarcado . Por isso, a personagem torna-se foco dessa pesquisa, pois suscita várias investigações em relação a sua vivência que subverte padrões sócio-culturais. Propõe-se, nesta apresentação oral discutir os (des) caminhos do feminino dessa personagem transgressora. Objetiva-se refletir sobre as vivências de Moura, relacionadas à sua postura como mulher que subverte os preceitos destinados ao sexo feminino no que diz respeito à forma como ela se veste, como dispõe de seu corpo e de sua sexualidade. Busca-se compreender as ações e atuações de Moura que a diferenciam enquanto mulher que conquista sua autonomia. Elege-se a crítica feminista como teoria basilar nesse trabalho, pois acredita-se que uma investigação que pretende compreender a trajetória transgressora de uma personagem feminina deve se pautar em embasamentos teóricos dessa natureza. Pretende-se usar como abordagem metodológica a pesquisa descritivo-explicativa de base bibliográfica, tendo fontes de papel como corpus das análises. As linhas temáticas que orientam esse trabalho são a relação entre Estudos literários, Gênero e Sexualidades. As transgressões de Moura foram constituindo sua personalidade a ponto de ela subverter sua aparência feminina para aventurar-se na busca pelo poder, o poder  de tornar-se livre dos mandos dos sujeitos masculinos e o poder obtido através do acúmulo de bens. Vale mencionar, que a  obtenção do poder realizada pela personagem se dá por meios ilícitos, mas a vivência de marginalidades não a incomodava, pelo contrário, numa completa ausência de crise de consciência, ela usava dos meios que fossem necessários para tornar-se proprietária de gado, ouro e terra e se fazer respeitar pelas pessoas. Ao usar indumentária masculina e cortar seus cabelos, Moura transforma a sinhazinha do Limoeiro numa guerreira destemida que lidera um bando de cabras, dispostos a seguir à risca suas ordens. Ela própria torna-se a “lei”, ditando regras e códigos que determinam o seu destino e o de seus comandados. A si ela sentencia que a Moura guerreira triunfe sobre a Moura passional, pois não poderia deixar que seus sentimentos amorosos destruíssem sua imagem de mulher forte. Comandar e amar tornam-se inconciliáveis na vida da personagem e ao ter que optar entre um dos dois, ela opta por continuar no posto de comando, solidificando  sua imagem de mulher que tem domínio sobre seus impulsos passionais e não perde sua autonomia em nome de viver um grande amor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Estudos literários, Gênero e Sexualidades"
    "palavra_chave" => "MARIA MOURA, GÊNERO, TRANSGRESSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA6_ID90_10032015093209.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDVANIA MARTINS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "EDVÂNIA"
    "autor_email" => "edvaniamartins2010@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES"
    "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de junho de 2015

Resumo

A partir da inserção de Rachel de Queiroz no cenário nacional das letras, muda-se o olhar sobre o feminino. A literatura de autoria feminina passa a ser, a despeito do descrédito inicial, louvada e o protagonismo feminino figura nos textos com personagens femininas que, contrariando o que culturamente lhes era imposto, escolhem e trilham seus próprios destinos. Assim nasce Maria Moura, protagonista do romance Memorial de Maria Moura , mulher forte que refuta o casamento e a maternidade, destino tradicionalmente imposto às mulheres; senhora de si, dona de seu corpo e de sua sexualidade, detentora de poder e de uma liberdade de agir incomum às mulheres no contexto do patriarcado . Por isso, a personagem torna-se foco dessa pesquisa, pois suscita várias investigações em relação a sua vivência que subverte padrões sócio-culturais. Propõe-se, nesta apresentação oral discutir os (des) caminhos do feminino dessa personagem transgressora. Objetiva-se refletir sobre as vivências de Moura, relacionadas à sua postura como mulher que subverte os preceitos destinados ao sexo feminino no que diz respeito à forma como ela se veste, como dispõe de seu corpo e de sua sexualidade. Busca-se compreender as ações e atuações de Moura que a diferenciam enquanto mulher que conquista sua autonomia. Elege-se a crítica feminista como teoria basilar nesse trabalho, pois acredita-se que uma investigação que pretende compreender a trajetória transgressora de uma personagem feminina deve se pautar em embasamentos teóricos dessa natureza. Pretende-se usar como abordagem metodológica a pesquisa descritivo-explicativa de base bibliográfica, tendo fontes de papel como corpus das análises. As linhas temáticas que orientam esse trabalho são a relação entre Estudos literários, Gênero e Sexualidades. As transgressões de Moura foram constituindo sua personalidade a ponto de ela subverter sua aparência feminina para aventurar-se na busca pelo poder, o poder de tornar-se livre dos mandos dos sujeitos masculinos e o poder obtido através do acúmulo de bens. Vale mencionar, que a obtenção do poder realizada pela personagem se dá por meios ilícitos, mas a vivência de marginalidades não a incomodava, pelo contrário, numa completa ausência de crise de consciência, ela usava dos meios que fossem necessários para tornar-se proprietária de gado, ouro e terra e se fazer respeitar pelas pessoas. Ao usar indumentária masculina e cortar seus cabelos, Moura transforma a sinhazinha do Limoeiro numa guerreira destemida que lidera um bando de cabras, dispostos a seguir à risca suas ordens. Ela própria torna-se a “lei”, ditando regras e códigos que determinam o seu destino e o de seus comandados. A si ela sentencia que a Moura guerreira triunfe sobre a Moura passional, pois não poderia deixar que seus sentimentos amorosos destruíssem sua imagem de mulher forte. Comandar e amar tornam-se inconciliáveis na vida da personagem e ao ter que optar entre um dos dois, ela opta por continuar no posto de comando, solidificando sua imagem de mulher que tem domínio sobre seus impulsos passionais e não perde sua autonomia em nome de viver um grande amor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.