OS (DES)CAMINHOS NA TRANSGRESSÃO DO FEMININO EM MEMORIAL DE MARIA MOURA
"2015-06-03 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10784 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 90 "titulo" => "OS (DES)CAMINHOS NA TRANSGRESSÃO DO FEMININO EM MEMORIAL DE MARIA MOURA" "resumo" => "A partir da inserção de Rachel de Queiroz no cenário nacional das letras, muda-se o olhar sobre o feminino. A literatura de autoria feminina passa a ser, a despeito do descrédito inicial, louvada e o protagonismo feminino figura nos textos com personagens femininas que, contrariando o que culturamente lhes era imposto, escolhem e trilham seus próprios destinos. Assim nasce Maria Moura, protagonista do romance Memorial de Maria Moura , mulher forte que refuta o casamento e a maternidade, destino tradicionalmente imposto às mulheres; senhora de si, dona de seu corpo e de sua sexualidade, detentora de poder e de uma liberdade de agir incomum às mulheres no contexto do patriarcado . Por isso, a personagem torna-se foco dessa pesquisa, pois suscita várias investigações em relação a sua vivência que subverte padrões sócio-culturais. Propõe-se, nesta apresentação oral discutir os (des) caminhos do feminino dessa personagem transgressora. Objetiva-se refletir sobre as vivências de Moura, relacionadas à sua postura como mulher que subverte os preceitos destinados ao sexo feminino no que diz respeito à forma como ela se veste, como dispõe de seu corpo e de sua sexualidade. Busca-se compreender as ações e atuações de Moura que a diferenciam enquanto mulher que conquista sua autonomia. Elege-se a crítica feminista como teoria basilar nesse trabalho, pois acredita-se que uma investigação que pretende compreender a trajetória transgressora de uma personagem feminina deve se pautar em embasamentos teóricos dessa natureza. Pretende-se usar como abordagem metodológica a pesquisa descritivo-explicativa de base bibliográfica, tendo fontes de papel como corpus das análises. As linhas temáticas que orientam esse trabalho são a relação entre Estudos literários, Gênero e Sexualidades. As transgressões de Moura foram constituindo sua personalidade a ponto de ela subverter sua aparência feminina para aventurar-se na busca pelo poder, o poder de tornar-se livre dos mandos dos sujeitos masculinos e o poder obtido através do acúmulo de bens. Vale mencionar, que a obtenção do poder realizada pela personagem se dá por meios ilícitos, mas a vivência de marginalidades não a incomodava, pelo contrário, numa completa ausência de crise de consciência, ela usava dos meios que fossem necessários para tornar-se proprietária de gado, ouro e terra e se fazer respeitar pelas pessoas. Ao usar indumentária masculina e cortar seus cabelos, Moura transforma a sinhazinha do Limoeiro numa guerreira destemida que lidera um bando de cabras, dispostos a seguir à risca suas ordens. Ela própria torna-se a “lei”, ditando regras e códigos que determinam o seu destino e o de seus comandados. A si ela sentencia que a Moura guerreira triunfe sobre a Moura passional, pois não poderia deixar que seus sentimentos amorosos destruíssem sua imagem de mulher forte. Comandar e amar tornam-se inconciliáveis na vida da personagem e ao ter que optar entre um dos dois, ela opta por continuar no posto de comando, solidificando sua imagem de mulher que tem domínio sobre seus impulsos passionais e não perde sua autonomia em nome de viver um grande amor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Estudos literários, Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => "MARIA MOURA, GÊNERO, TRANSGRESSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA6_ID90_10032015093209.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVANIA MARTINS LOPES" "autor_nome_curto" => "EDVÂNIA" "autor_email" => "edvaniamartins2010@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10784 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 90 "titulo" => "OS (DES)CAMINHOS NA TRANSGRESSÃO DO FEMININO EM MEMORIAL DE MARIA MOURA" "resumo" => "A partir da inserção de Rachel de Queiroz no cenário nacional das letras, muda-se o olhar sobre o feminino. A literatura de autoria feminina passa a ser, a despeito do descrédito inicial, louvada e o protagonismo feminino figura nos textos com personagens femininas que, contrariando o que culturamente lhes era imposto, escolhem e trilham seus próprios destinos. Assim nasce Maria Moura, protagonista do romance Memorial de Maria Moura , mulher forte que refuta o casamento e a maternidade, destino tradicionalmente imposto às mulheres; senhora de si, dona de seu corpo e de sua sexualidade, detentora de poder e de uma liberdade de agir incomum às mulheres no contexto do patriarcado . Por isso, a personagem torna-se foco dessa pesquisa, pois suscita várias investigações em relação a sua vivência que subverte padrões sócio-culturais. Propõe-se, nesta apresentação oral discutir os (des) caminhos do feminino dessa personagem transgressora. Objetiva-se refletir sobre as vivências de Moura, relacionadas à sua postura como mulher que subverte os preceitos destinados ao sexo feminino no que diz respeito à forma como ela se veste, como dispõe de seu corpo e de sua sexualidade. Busca-se compreender as ações e atuações de Moura que a diferenciam enquanto mulher que conquista sua autonomia. Elege-se a crítica feminista como teoria basilar nesse trabalho, pois acredita-se que uma investigação que pretende compreender a trajetória transgressora de uma personagem feminina deve se pautar em embasamentos teóricos dessa natureza. Pretende-se usar como abordagem metodológica a pesquisa descritivo-explicativa de base bibliográfica, tendo fontes de papel como corpus das análises. As linhas temáticas que orientam esse trabalho são a relação entre Estudos literários, Gênero e Sexualidades. As transgressões de Moura foram constituindo sua personalidade a ponto de ela subverter sua aparência feminina para aventurar-se na busca pelo poder, o poder de tornar-se livre dos mandos dos sujeitos masculinos e o poder obtido através do acúmulo de bens. Vale mencionar, que a obtenção do poder realizada pela personagem se dá por meios ilícitos, mas a vivência de marginalidades não a incomodava, pelo contrário, numa completa ausência de crise de consciência, ela usava dos meios que fossem necessários para tornar-se proprietária de gado, ouro e terra e se fazer respeitar pelas pessoas. Ao usar indumentária masculina e cortar seus cabelos, Moura transforma a sinhazinha do Limoeiro numa guerreira destemida que lidera um bando de cabras, dispostos a seguir à risca suas ordens. Ela própria torna-se a “lei”, ditando regras e códigos que determinam o seu destino e o de seus comandados. A si ela sentencia que a Moura guerreira triunfe sobre a Moura passional, pois não poderia deixar que seus sentimentos amorosos destruíssem sua imagem de mulher forte. Comandar e amar tornam-se inconciliáveis na vida da personagem e ao ter que optar entre um dos dois, ela opta por continuar no posto de comando, solidificando sua imagem de mulher que tem domínio sobre seus impulsos passionais e não perde sua autonomia em nome de viver um grande amor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Estudos literários, Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => "MARIA MOURA, GÊNERO, TRANSGRESSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA6_ID90_10032015093209.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVANIA MARTINS LOPES" "autor_nome_curto" => "EDVÂNIA" "autor_email" => "edvaniamartins2010@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }