Artigo Anais do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-002-8

CAMINHAR, APREENDER, CULTIVAR: ASPECTOS DA IMERSÃO CORPÓREA EM EXERCÍCIOS PAISAGÍSTICOS

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Publicado em 18 de junho de 2024

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a relevância da experiência estética na formação de paisagens e modos de considerá-la em processos de ensino-aprendizagem em paisagismo. Em sua amplitude polissêmica, assumimos que a paisagem nos permite apreender pelos sentidos – e não apenas pela visão – valores vinculados à construção do mundo por diferentes culturas em mediação com a natureza da Terra. Colocando em pauta aspectos de uma relação ética implicada no cultivar, as experiências estéticas proporcionadas pela paisagem pressupõem o reconhecimento do real a partir da condição sensível do corpo humano. A possibilidade de relatá-las, a seu tempo, faz tensionar os limites da linguagem. Entre os diversos temas e escalas considerados em disciplinas de paisagismo em escolas de Arquitetura e Urbanismo, podemos reconhecer, como questão central, a realidade sensível das paisagens abordadas, isto é, as qualidades de situações e lugares que excedem a dimensão de dados locacionais ou objetivos. Buscamos sinalizar a pertinência intrínseca das experiências estéticas em processos formativos sobre a paisagem, cuja amplidão de sentidos reivindica elaborações poéticas. Cumpriria reconhecer na paisagem formas de aprender pelo sentir, praticado, por exemplo, em atividades de campo, caminhadas, desenhos por observação ou coletas botânicas, registros em palavras ou plantios experimentais.

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