Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A CULTURA MARANHENSE COMO INSTRUMENTO DE CORREÇÃO DE FLUXO DE ALFABETIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107767
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1247
    "inscrito_id" => 1734
    "titulo" => "A CULTURA MARANHENSE COMO INSTRUMENTO DE CORREÇÃO DE FLUXO DE ALFABETIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente tem como objetivo apresentar a cultura maranhense como instrumento de correção de fluxo durante o processo de ensino e aprendizagem de alunos da turma de correção de fluxo de alfabetização desenvolvido na U.E.B. Dra. Maria Alice Coutinho, através do Programa Residência Pedagógica, que nos permitiu adquirir conhecimentos práticos para além da teoria, contribuindo para nossa formação docente através da execução de projeto de intervenção. Este projeto ajudou os alunos a compreenderem aspectos culturais e sociais do estado do Maranhão durante o processo de alfabetização. As atividades envolvendo a cultura maranhense aconteceram de forma lúdica e prazerosa buscando sempre chamar a atenção dos alunos e promovendo o aprendizado destes utilizando alguns gêneros textuais selecionadas para as atividades. Este trabalho enquadra-se com a pesquisa qualitativa e foi realizada, também, pesquisa bibliográfica sobre concepções sobre a cultura. A aplicação do projeto se deu por meio de três momentos: compreender a arte da azulejaria e como isso se relacionou com a formação da cidade de São Luís, sendo reforçado por meio de uma oficina de azulejos; analisar a lenda da Serpente Encantada e seu gênero literário; e conhecer a vida e obra da escritora Maria Firmina dos Reis e suas contribuições para a sociedade. Ao decorrer do projeto encontrou-se escassez de conhecimento por parte dos alunos que apresentavam não conhecer a própria história e dificuldades na motivação durante a realização das atividades, pois sentiam que não possuíam capacidade de realizá-las. No final do projeto os resultados apontam que os alunos se mostraram interessados pelos assuntos propostos, pois a forma como foi trabalhada não pareceu cansativa para desenvolverem as atividades contribuindo para o processo de alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1734_TB1247_25042024145526.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DULCYELEN NELY DE JESUS LINDOSO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "DULCYELEN ALVES"
    "autor_email" => "alvesdulcyelen@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107767
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1247
    "inscrito_id" => 1734
    "titulo" => "A CULTURA MARANHENSE COMO INSTRUMENTO DE CORREÇÃO DE FLUXO DE ALFABETIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente tem como objetivo apresentar a cultura maranhense como instrumento de correção de fluxo durante o processo de ensino e aprendizagem de alunos da turma de correção de fluxo de alfabetização desenvolvido na U.E.B. Dra. Maria Alice Coutinho, através do Programa Residência Pedagógica, que nos permitiu adquirir conhecimentos práticos para além da teoria, contribuindo para nossa formação docente através da execução de projeto de intervenção. Este projeto ajudou os alunos a compreenderem aspectos culturais e sociais do estado do Maranhão durante o processo de alfabetização. As atividades envolvendo a cultura maranhense aconteceram de forma lúdica e prazerosa buscando sempre chamar a atenção dos alunos e promovendo o aprendizado destes utilizando alguns gêneros textuais selecionadas para as atividades. Este trabalho enquadra-se com a pesquisa qualitativa e foi realizada, também, pesquisa bibliográfica sobre concepções sobre a cultura. A aplicação do projeto se deu por meio de três momentos: compreender a arte da azulejaria e como isso se relacionou com a formação da cidade de São Luís, sendo reforçado por meio de uma oficina de azulejos; analisar a lenda da Serpente Encantada e seu gênero literário; e conhecer a vida e obra da escritora Maria Firmina dos Reis e suas contribuições para a sociedade. Ao decorrer do projeto encontrou-se escassez de conhecimento por parte dos alunos que apresentavam não conhecer a própria história e dificuldades na motivação durante a realização das atividades, pois sentiam que não possuíam capacidade de realizá-las. No final do projeto os resultados apontam que os alunos se mostraram interessados pelos assuntos propostos, pois a forma como foi trabalhada não pareceu cansativa para desenvolverem as atividades contribuindo para o processo de alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1734_TB1247_25042024145526.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DULCYELEN NELY DE JESUS LINDOSO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "DULCYELEN ALVES"
    "autor_email" => "alvesdulcyelen@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente tem como objetivo apresentar a cultura maranhense como instrumento de correção de fluxo durante o processo de ensino e aprendizagem de alunos da turma de correção de fluxo de alfabetização desenvolvido na U.E.B. Dra. Maria Alice Coutinho, através do Programa Residência Pedagógica, que nos permitiu adquirir conhecimentos práticos para além da teoria, contribuindo para nossa formação docente através da execução de projeto de intervenção. Este projeto ajudou os alunos a compreenderem aspectos culturais e sociais do estado do Maranhão durante o processo de alfabetização. As atividades envolvendo a cultura maranhense aconteceram de forma lúdica e prazerosa buscando sempre chamar a atenção dos alunos e promovendo o aprendizado destes utilizando alguns gêneros textuais selecionadas para as atividades. Este trabalho enquadra-se com a pesquisa qualitativa e foi realizada, também, pesquisa bibliográfica sobre concepções sobre a cultura. A aplicação do projeto se deu por meio de três momentos: compreender a arte da azulejaria e como isso se relacionou com a formação da cidade de São Luís, sendo reforçado por meio de uma oficina de azulejos; analisar a lenda da Serpente Encantada e seu gênero literário; e conhecer a vida e obra da escritora Maria Firmina dos Reis e suas contribuições para a sociedade. Ao decorrer do projeto encontrou-se escassez de conhecimento por parte dos alunos que apresentavam não conhecer a própria história e dificuldades na motivação durante a realização das atividades, pois sentiam que não possuíam capacidade de realizá-las. No final do projeto os resultados apontam que os alunos se mostraram interessados pelos assuntos propostos, pois a forma como foi trabalhada não pareceu cansativa para desenvolverem as atividades contribuindo para o processo de alfabetização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.