Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

O USO DO TEXTO DRAMÁTICO EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107430
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 2226
    "titulo" => "O USO DO TEXTO DRAMÁTICO EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA."
    "resumo" => "O trabalho aborda a importância do lúdico, mais especificamente a leitura dramática no ensino escolar, através de um relato de experiência, com foco na performance para uma compreensão mais profunda dos textos. Foi realizada uma oficina, que teve como objetivo principal a leitura do texto dramático "Maria Roupa de Palha" de Lourdes Maria, utilizando o método performático para engajar os alunos. Dividida em três partes, a oficina abordou desde conceitos básicos de leitura até a prática da leitura dramática. Os resultados mostraram entusiasmo dos alunos, melhorias na habilidade de leitura, aumento da confiança e expressividade, além de um maior interesse pela leitura e escrita. A diversidade de gêneros literários explorados ao final da oficina também contribuiu para esse sucesso. A aplicação prática dos conhecimentos adquiridos refletiu-se em um maior envolvimento e participação dos alunos nas aulas subsequentes. Pode-se dizer que a oficina deixou um impacto duradouro no desenvolvimento literário e pessoal dos alunos, demonstrando a eficácia do método dramático na promoção da leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2226_TB641_23042024101540.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMESSON FRANCIWELLINGTON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAMESSON"
    "autor_email" => "jamessonfranciwellington766@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107430
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 2226
    "titulo" => "O USO DO TEXTO DRAMÁTICO EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA."
    "resumo" => "O trabalho aborda a importância do lúdico, mais especificamente a leitura dramática no ensino escolar, através de um relato de experiência, com foco na performance para uma compreensão mais profunda dos textos. Foi realizada uma oficina, que teve como objetivo principal a leitura do texto dramático "Maria Roupa de Palha" de Lourdes Maria, utilizando o método performático para engajar os alunos. Dividida em três partes, a oficina abordou desde conceitos básicos de leitura até a prática da leitura dramática. Os resultados mostraram entusiasmo dos alunos, melhorias na habilidade de leitura, aumento da confiança e expressividade, além de um maior interesse pela leitura e escrita. A diversidade de gêneros literários explorados ao final da oficina também contribuiu para esse sucesso. A aplicação prática dos conhecimentos adquiridos refletiu-se em um maior envolvimento e participação dos alunos nas aulas subsequentes. Pode-se dizer que a oficina deixou um impacto duradouro no desenvolvimento literário e pessoal dos alunos, demonstrando a eficácia do método dramático na promoção da leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2226_TB641_23042024101540.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMESSON FRANCIWELLINGTON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAMESSON"
    "autor_email" => "jamessonfranciwellington766@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O trabalho aborda a importância do lúdico, mais especificamente a leitura dramática no ensino escolar, através de um relato de experiência, com foco na performance para uma compreensão mais profunda dos textos. Foi realizada uma oficina, que teve como objetivo principal a leitura do texto dramático "Maria Roupa de Palha" de Lourdes Maria, utilizando o método performático para engajar os alunos. Dividida em três partes, a oficina abordou desde conceitos básicos de leitura até a prática da leitura dramática. Os resultados mostraram entusiasmo dos alunos, melhorias na habilidade de leitura, aumento da confiança e expressividade, além de um maior interesse pela leitura e escrita. A diversidade de gêneros literários explorados ao final da oficina também contribuiu para esse sucesso. A aplicação prática dos conhecimentos adquiridos refletiu-se em um maior envolvimento e participação dos alunos nas aulas subsequentes. Pode-se dizer que a oficina deixou um impacto duradouro no desenvolvimento literário e pessoal dos alunos, demonstrando a eficácia do método dramático na promoção da leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.