VIANA, Emilly Karine Soares et al.. . Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/107541>. Acesso em: 22/12/2024 18:46
O presente trabalho tem por objetivo analisar as implicações do Festival de Jogos Esportivos Alternativos (FJEA) na promoção do protagonismo estudantil no Colun/UFMA. Partimos do pressuposto de que o festival possibilitou aos/às estudantes desenvolverem o protagonismo por meio de diferentes atividades escolares e da construção de saberes. Metodologicamente, trabalhamos com o relato escrito de três estudantes que participaram do festival. No tratamento das informações e recorremos aos procedimentos de análise do conteúdo por categorização temática. Identificamos que o protagonismo dos/as estudantes emergiu de diversas formas, por meio do envolvimento nas atividades e da participação ativa desde o planejamento até a realização do festival. Concluímos que o evento foi um catalisador para o exercício do protagonismo estudantil, pois criou várias oportunidades para que atuassem individual e coletivamente com satisfação e engajamento, fazendo escolhas, respondendo criativamente a situações-problemas e construindo saberes.