Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

TRANSFORMANDO O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: GEOGEBRA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107454
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 684
    "inscrito_id" => 951
    "titulo" => "TRANSFORMANDO O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: GEOGEBRA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O estudo de funções é um dos conteúdos mais relevantes na matemática e com importantes aplicações nas mais diversas áreas. Os gráficos de funções podem auxiliar na compreensão e generalização de fenômenos de diferentes naturezas. O esboço de gráficos com lápis e papel alinhado ao uso das tecnologias da informação, como o software GeoGebra no ensino desse conteúdo podem potencializar a aprendizagem e facilitar a compreensão dos alunos. Este estudo tem como objetivo apresentar um trabalho realizado com os alunos do 1° do Ensino Médio sobre o estudo da função afim, expondo a relevância de trabalhar com a tecnologia em sala de aula e discutindo sobre a utilização do software Geogebra como auxiliador no processo de aprendizagem dos alunos. As aulas aconteceram como parte das regência do projeto de Residência Pedagógica numa escola estadual do município de Nazaré da Mata, em turmas do 1° ano do Ensino Médio. Foi feita uma exposição sobre o conceito de função e em seguida os alunos tiveram que esboçar os gráficos utilizando a malha milimetrada e o GeoGebra. A utilização do aplicativo tornou a aula mais dinâmica e permitiu que os alunos construíssem os gráficos mais conscientes de sua relação com as representações algébricas, assim como de suas propriedades e características."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID951_TB684_25042024213344.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSICLEIDE LOURENÇO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ROSICLEIDE"
    "autor_email" => "lourencorosicleide1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107454
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 684
    "inscrito_id" => 951
    "titulo" => "TRANSFORMANDO O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: GEOGEBRA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O estudo de funções é um dos conteúdos mais relevantes na matemática e com importantes aplicações nas mais diversas áreas. Os gráficos de funções podem auxiliar na compreensão e generalização de fenômenos de diferentes naturezas. O esboço de gráficos com lápis e papel alinhado ao uso das tecnologias da informação, como o software GeoGebra no ensino desse conteúdo podem potencializar a aprendizagem e facilitar a compreensão dos alunos. Este estudo tem como objetivo apresentar um trabalho realizado com os alunos do 1° do Ensino Médio sobre o estudo da função afim, expondo a relevância de trabalhar com a tecnologia em sala de aula e discutindo sobre a utilização do software Geogebra como auxiliador no processo de aprendizagem dos alunos. As aulas aconteceram como parte das regência do projeto de Residência Pedagógica numa escola estadual do município de Nazaré da Mata, em turmas do 1° ano do Ensino Médio. Foi feita uma exposição sobre o conceito de função e em seguida os alunos tiveram que esboçar os gráficos utilizando a malha milimetrada e o GeoGebra. A utilização do aplicativo tornou a aula mais dinâmica e permitiu que os alunos construíssem os gráficos mais conscientes de sua relação com as representações algébricas, assim como de suas propriedades e características."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID951_TB684_25042024213344.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSICLEIDE LOURENÇO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ROSICLEIDE"
    "autor_email" => "lourencorosicleide1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O estudo de funções é um dos conteúdos mais relevantes na matemática e com importantes aplicações nas mais diversas áreas. Os gráficos de funções podem auxiliar na compreensão e generalização de fenômenos de diferentes naturezas. O esboço de gráficos com lápis e papel alinhado ao uso das tecnologias da informação, como o software GeoGebra no ensino desse conteúdo podem potencializar a aprendizagem e facilitar a compreensão dos alunos. Este estudo tem como objetivo apresentar um trabalho realizado com os alunos do 1° do Ensino Médio sobre o estudo da função afim, expondo a relevância de trabalhar com a tecnologia em sala de aula e discutindo sobre a utilização do software Geogebra como auxiliador no processo de aprendizagem dos alunos. As aulas aconteceram como parte das regência do projeto de Residência Pedagógica numa escola estadual do município de Nazaré da Mata, em turmas do 1° ano do Ensino Médio. Foi feita uma exposição sobre o conceito de função e em seguida os alunos tiveram que esboçar os gráficos utilizando a malha milimetrada e o GeoGebra. A utilização do aplicativo tornou a aula mais dinâmica e permitiu que os alunos construíssem os gráficos mais conscientes de sua relação com as representações algébricas, assim como de suas propriedades e características.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.