Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

RECURSOS DIGITAIS MÓVEIS E ENSINO DE INGLÊS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107535
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 834
    "inscrito_id" => 1379
    "titulo" => "RECURSOS DIGITAIS MÓVEIS E ENSINO DE INGLÊS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Neste relato de experiência, compartilhamos uma vivência no Programa de Residência Pedagógica (PRP), onde buscamos integrar o aplicativo Duolingo no ensino de língua inglesa para alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Ao introduzir o aplicativo, buscamos proporcionar aos estudantes uma maior imersão na língua-alvo, fortalecendo a aquisição de vocabulário e gramática em inglês. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa organizada em três fases: aplicação de questionário diagnóstico, implementação e monitoramento do uso do aplicativo e avaliação do aprendizado. Os resultados indicaram que ao lançar mão desse recurso digital móvel, os bolsistas adquiriram insights de como tornar suas práticas de ensino de língua inglesa mais envolventes por meio de ferramentas digitais. Além disso, os resultados indicam que os alunos envolvidos na experiência descrita conseguiram progredir na aquisição de vocabulário e gramática da língua inglesa, além de terem seu tempo de contato com o idioma ampliado. Assim, este relato de experiência fornece reflexões sobre práticas de ensino de língua inglesa para os educadores interessados em introduzir ferramentas digitais em sua prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1379_TB834_25042024214203.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNAYLA OLIVEIRA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "ANNAYLA"
    "autor_email" => "annaylamedeiros4@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107535
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 834
    "inscrito_id" => 1379
    "titulo" => "RECURSOS DIGITAIS MÓVEIS E ENSINO DE INGLÊS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Neste relato de experiência, compartilhamos uma vivência no Programa de Residência Pedagógica (PRP), onde buscamos integrar o aplicativo Duolingo no ensino de língua inglesa para alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Ao introduzir o aplicativo, buscamos proporcionar aos estudantes uma maior imersão na língua-alvo, fortalecendo a aquisição de vocabulário e gramática em inglês. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa organizada em três fases: aplicação de questionário diagnóstico, implementação e monitoramento do uso do aplicativo e avaliação do aprendizado. Os resultados indicaram que ao lançar mão desse recurso digital móvel, os bolsistas adquiriram insights de como tornar suas práticas de ensino de língua inglesa mais envolventes por meio de ferramentas digitais. Além disso, os resultados indicam que os alunos envolvidos na experiência descrita conseguiram progredir na aquisição de vocabulário e gramática da língua inglesa, além de terem seu tempo de contato com o idioma ampliado. Assim, este relato de experiência fornece reflexões sobre práticas de ensino de língua inglesa para os educadores interessados em introduzir ferramentas digitais em sua prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1379_TB834_25042024214203.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNAYLA OLIVEIRA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "ANNAYLA"
    "autor_email" => "annaylamedeiros4@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Neste relato de experiência, compartilhamos uma vivência no Programa de Residência Pedagógica (PRP), onde buscamos integrar o aplicativo Duolingo no ensino de língua inglesa para alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Ao introduzir o aplicativo, buscamos proporcionar aos estudantes uma maior imersão na língua-alvo, fortalecendo a aquisição de vocabulário e gramática em inglês. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa organizada em três fases: aplicação de questionário diagnóstico, implementação e monitoramento do uso do aplicativo e avaliação do aprendizado. Os resultados indicaram que ao lançar mão desse recurso digital móvel, os bolsistas adquiriram insights de como tornar suas práticas de ensino de língua inglesa mais envolventes por meio de ferramentas digitais. Além disso, os resultados indicam que os alunos envolvidos na experiência descrita conseguiram progredir na aquisição de vocabulário e gramática da língua inglesa, além de terem seu tempo de contato com o idioma ampliado. Assim, este relato de experiência fornece reflexões sobre práticas de ensino de língua inglesa para os educadores interessados em introduzir ferramentas digitais em sua prática pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.