COSTA, Maria Aparecida Silva et al.. . Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/107232>. Acesso em: 22/12/2024 18:58
: O presente trabalho tem como finalidade relatar a experiência da produção e divulgação das lives do “Ciclo de Lives: Educação e saberes pedagógicos para o Ensino de História”. Essa atividade se desenvolveu a partir do subprojeto do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus VI, intitulado "O conhecimento histórico como norteador para a vida: construindo estratégias pedagógicas na docência". O Ciclo de Lives foi pensado partindo de discussões em reuniões formativas onde os residentes por diversas vezes apresentaram suas angustias com relação às dificuldades observadas e enfrentadas em sala de aula, a partir disso foram realizadas três lives entre os dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2024, a transmissão se deu pelo canal do Youtube do Colegiado de História – UNEB - Campus VI (https://www.youtube.com/@colegiadodehistoriauneb-ca5492), por meio da plataforma do StreamYeard e contou com a colaboração de pesquisadores, docentes e estudantes trazendo uma abordagem com três temáticas distintas: “Saúde no ambiente escolar: desafios para professores e estudantes”, “O uso de tecnologias digitais: entre a diversão e a aprendizagem” e “Educação Especial e Inclusiva: percepções e desafios”. A discussão possibilitada pelas lives se mostrou extremamente relevante para a formação dos futuros docentes, além de, ser importante para a disseminação de conhecimento, e da promoção da reflexão entre pesquisadores, docentes, discentes e ouvintes.