Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

CONSTRUINDO CONEXÕES: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107264
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 338
    "inscrito_id" => 1867
    "titulo" => "CONSTRUINDO CONEXÕES: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente trabalho conta com o objetivo de construir conexões entre a educação ambiental e as práticas pedagógicas voltadas para a formação de futuros professores no Programa de Residência Pedagógica (PRP), no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE). Para isso, foi realizada uma oficina durante o IV Seminário Integrado da Residência Pedagógica (SERP), onde esta foi ministrada nas dependências da UFPI e foi dividida em 3 momentos: primeiro referente a percepção ambiental dos residentes seguido de discussões, o segundo de apresentação das práticas pedagógicas que podem ser utilizadas pela escola e sala de aula e por fim, o terceiro destinado a dinâmica final, que funcionou como um espaço de troca de experiências entre os residentes. Como resultado, observou-se que apesar dos participantes serem discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a sua percepção de meio ambiente e educação ambiental, a princípio, se mostrou extremamente limitada, o que evidencia uma fragilidade a respeito da disseminação da educação ambiental no ensino básico, sendo necessário mais momentos de formação continuada na educação ambiental voltadas para futuros docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1867_TB338_21042024213954.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA ARAÚJO ASCENSO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandaascenso@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107264
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 338
    "inscrito_id" => 1867
    "titulo" => "CONSTRUINDO CONEXÕES: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente trabalho conta com o objetivo de construir conexões entre a educação ambiental e as práticas pedagógicas voltadas para a formação de futuros professores no Programa de Residência Pedagógica (PRP), no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE). Para isso, foi realizada uma oficina durante o IV Seminário Integrado da Residência Pedagógica (SERP), onde esta foi ministrada nas dependências da UFPI e foi dividida em 3 momentos: primeiro referente a percepção ambiental dos residentes seguido de discussões, o segundo de apresentação das práticas pedagógicas que podem ser utilizadas pela escola e sala de aula e por fim, o terceiro destinado a dinâmica final, que funcionou como um espaço de troca de experiências entre os residentes. Como resultado, observou-se que apesar dos participantes serem discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a sua percepção de meio ambiente e educação ambiental, a princípio, se mostrou extremamente limitada, o que evidencia uma fragilidade a respeito da disseminação da educação ambiental no ensino básico, sendo necessário mais momentos de formação continuada na educação ambiental voltadas para futuros docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1867_TB338_21042024213954.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA ARAÚJO ASCENSO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandaascenso@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente trabalho conta com o objetivo de construir conexões entre a educação ambiental e as práticas pedagógicas voltadas para a formação de futuros professores no Programa de Residência Pedagógica (PRP), no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE). Para isso, foi realizada uma oficina durante o IV Seminário Integrado da Residência Pedagógica (SERP), onde esta foi ministrada nas dependências da UFPI e foi dividida em 3 momentos: primeiro referente a percepção ambiental dos residentes seguido de discussões, o segundo de apresentação das práticas pedagógicas que podem ser utilizadas pela escola e sala de aula e por fim, o terceiro destinado a dinâmica final, que funcionou como um espaço de troca de experiências entre os residentes. Como resultado, observou-se que apesar dos participantes serem discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a sua percepção de meio ambiente e educação ambiental, a princípio, se mostrou extremamente limitada, o que evidencia uma fragilidade a respeito da disseminação da educação ambiental no ensino básico, sendo necessário mais momentos de formação continuada na educação ambiental voltadas para futuros docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.