Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

ANÁLISE COMPARATIVA DE PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM BOM JESUS, PIAUÍ: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

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Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A gestão democrática assegura a participação e a decisão coletiva na tomada de decisão e nos encaminhamentos da estrutura escolar nos seus aspectos pedagógicos, administrativos, jurídicos e normativos. O presente estudo trata-se de uma pesquisa referente a organização e gestão de duas escolas de Bom Jesus-PI, e tem como objetivo investigar o posicionamento e a forma de gestão integrada nas escolas selecionadas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo onde fizemos uso da observação e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com os gestores de escolas da rede básica de ensino municipal e estadual, como instrumento de coleta de dados. Ambas as escolas possuem um Projeto Político Pedagógico (PPP) elaborado pela comunidade escolar, conhecido por toda a equipe, e que é regularmente utilizado em reuniões pedagógicas e quando necessário em encontros com os pais. Os gestores foram nomeados através de processos seletivos distintos - um por meio de teste seletivo típico para a rede estadual e o outro por indicação na rede municipal. Dessa forma concluímos que a gestão democrática tem se materializado nas escolas da cidade pesquisada de forma semelhante mesmo tendo como caminho normativo as esferas de poder público a qual pertence.

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