Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID LETRAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107215
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 2802
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID LETRAS"
    "resumo" => "O uso de Recursos Educacionais Digitais (REDs) em sala de aula possibilita que haja a dinamicidade na ministração de conteúdos didáticos, consolidando a utilização de diversas estratégias e metodologias educacionais. A partir da contextualização do avanço da tecnologia, o docente precisa vislumbrar ferramentas tecnológicas e mapear o potencial do seu uso para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da utilização de diferentes recursos tecnológicos em sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa na Escola Cidadã Integral Técnica Chiquinho Cartaxo, durante a experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Os recursos educacionais destacados e descritos foram o uso de questionário, de padlet e de jogo, em que cada tipo de recurso apresentou um objetivo específico, sendo descritos a partir do relato de experiência consolidado no ambiente escolar. Com o uso de diferentes recursos digitais, observamos que houve a sistematização de dados e a geração de informações, a interatividade e o compartilhamento de ideias e mais dinamicidade durante as aulas. Assim, o uso da tecnologia e a utilização de variados recursos educacionais apontam para um cenário atrativo, dinâmico e lúdico, possibilitando mais interação e impulsionando a aprendizagem estudantil, a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de inúmeras habilidades tecnológicas e comportamentais que geram contribuições para a jornada estudantil e para a trajetória profissional. Ao integrar a tecnologia à sala de aula, o docente possibilita que o ensino tenha mais atratividade e dinamicidade, interligando diferentes ferramentas tecnológicas a materiais físicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2802_TB260_25042024221923.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAILSON WALTER BATISTA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "Railson Walter"
    "autor_email" => "railsonwalter17@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107215
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 2802
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID LETRAS"
    "resumo" => "O uso de Recursos Educacionais Digitais (REDs) em sala de aula possibilita que haja a dinamicidade na ministração de conteúdos didáticos, consolidando a utilização de diversas estratégias e metodologias educacionais. A partir da contextualização do avanço da tecnologia, o docente precisa vislumbrar ferramentas tecnológicas e mapear o potencial do seu uso para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da utilização de diferentes recursos tecnológicos em sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa na Escola Cidadã Integral Técnica Chiquinho Cartaxo, durante a experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Os recursos educacionais destacados e descritos foram o uso de questionário, de padlet e de jogo, em que cada tipo de recurso apresentou um objetivo específico, sendo descritos a partir do relato de experiência consolidado no ambiente escolar. Com o uso de diferentes recursos digitais, observamos que houve a sistematização de dados e a geração de informações, a interatividade e o compartilhamento de ideias e mais dinamicidade durante as aulas. Assim, o uso da tecnologia e a utilização de variados recursos educacionais apontam para um cenário atrativo, dinâmico e lúdico, possibilitando mais interação e impulsionando a aprendizagem estudantil, a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de inúmeras habilidades tecnológicas e comportamentais que geram contribuições para a jornada estudantil e para a trajetória profissional. Ao integrar a tecnologia à sala de aula, o docente possibilita que o ensino tenha mais atratividade e dinamicidade, interligando diferentes ferramentas tecnológicas a materiais físicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2802_TB260_25042024221923.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAILSON WALTER BATISTA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "Railson Walter"
    "autor_email" => "railsonwalter17@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O uso de Recursos Educacionais Digitais (REDs) em sala de aula possibilita que haja a dinamicidade na ministração de conteúdos didáticos, consolidando a utilização de diversas estratégias e metodologias educacionais. A partir da contextualização do avanço da tecnologia, o docente precisa vislumbrar ferramentas tecnológicas e mapear o potencial do seu uso para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da utilização de diferentes recursos tecnológicos em sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa na Escola Cidadã Integral Técnica Chiquinho Cartaxo, durante a experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Os recursos educacionais destacados e descritos foram o uso de questionário, de padlet e de jogo, em que cada tipo de recurso apresentou um objetivo específico, sendo descritos a partir do relato de experiência consolidado no ambiente escolar. Com o uso de diferentes recursos digitais, observamos que houve a sistematização de dados e a geração de informações, a interatividade e o compartilhamento de ideias e mais dinamicidade durante as aulas. Assim, o uso da tecnologia e a utilização de variados recursos educacionais apontam para um cenário atrativo, dinâmico e lúdico, possibilitando mais interação e impulsionando a aprendizagem estudantil, a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de inúmeras habilidades tecnológicas e comportamentais que geram contribuições para a jornada estudantil e para a trajetória profissional. Ao integrar a tecnologia à sala de aula, o docente possibilita que o ensino tenha mais atratividade e dinamicidade, interligando diferentes ferramentas tecnológicas a materiais físicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.