Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

O USO DO JOGO DA MEMÓRIA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA: UM ESTUDO NO ÂMBITO DO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores
0 of 0
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107170 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 191 "inscrito_id" => 1961 "titulo" => "O USO DO JOGO DA MEMÓRIA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA: UM ESTUDO NO ÂMBITO DO PIBID" "resumo" => "A falta de motivação dos alunos em relação ao ensino de Química é claramente percebida, o que pode afetar negativamente o processo de ensino-aprendizagem. Esse impacto é especialmente evidente ao abordar o estudo da Tabela Periódica, onde a motivação dos alunos tende a diminuir ao longo da aula. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo descrever o impacto do jogo da memória no ensino da Tabela Periódica no EJATEC Etapa I, além de dinamizar o conteúdo. Este estudo foi realizado no Centro Educa Mais – PAULO VI, situado no bairro Cidade Operária, em São Luís – MA. Utilizou-se materiais de baixo custo para a confecção do jogo, como figuras impressas em papel A4, E.V.A (para dar maior suporte), cola e tesoura. O método de ensino empregado, que incorporou elementos lúdicos, especialmente o jogo da memória, foi eficaz em aumentar a interação dos alunos. Como resultado, o objetivo do trabalho, foi alcançado com sucesso. A abordagem lúdica utilizada, em particular o jogo da memória, atraiu significativamente a atenção dos estudantes, proporcionando diversão e estimulando a socialização entre eles. Portanto, a escolha de incorporar o jogo da memória foi acertada e bem-sucedida, haja vista que ocasionou na melhora do entendimento do assunto abordado.A falta de motivação dos alunos em relação ao ensino de Química é claramente percebida, o que pode afetar negativamente o processo de ensino-aprendizagem. Esse " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1961_TB191_22042024094325.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA PONTES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "EDUARDA PONTES" "autor_email" => "pontesribeirom@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107170 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 191 "inscrito_id" => 1961 "titulo" => "O USO DO JOGO DA MEMÓRIA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA: UM ESTUDO NO ÂMBITO DO PIBID" "resumo" => "A falta de motivação dos alunos em relação ao ensino de Química é claramente percebida, o que pode afetar negativamente o processo de ensino-aprendizagem. Esse impacto é especialmente evidente ao abordar o estudo da Tabela Periódica, onde a motivação dos alunos tende a diminuir ao longo da aula. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo descrever o impacto do jogo da memória no ensino da Tabela Periódica no EJATEC Etapa I, além de dinamizar o conteúdo. Este estudo foi realizado no Centro Educa Mais – PAULO VI, situado no bairro Cidade Operária, em São Luís – MA. Utilizou-se materiais de baixo custo para a confecção do jogo, como figuras impressas em papel A4, E.V.A (para dar maior suporte), cola e tesoura. O método de ensino empregado, que incorporou elementos lúdicos, especialmente o jogo da memória, foi eficaz em aumentar a interação dos alunos. Como resultado, o objetivo do trabalho, foi alcançado com sucesso. A abordagem lúdica utilizada, em particular o jogo da memória, atraiu significativamente a atenção dos estudantes, proporcionando diversão e estimulando a socialização entre eles. Portanto, a escolha de incorporar o jogo da memória foi acertada e bem-sucedida, haja vista que ocasionou na melhora do entendimento do assunto abordado.A falta de motivação dos alunos em relação ao ensino de Química é claramente percebida, o que pode afetar negativamente o processo de ensino-aprendizagem. Esse " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1961_TB191_22042024094325.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA PONTES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "EDUARDA PONTES" "autor_email" => "pontesribeirom@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A falta de motivação dos alunos em relação ao ensino de Química é claramente percebida, o que pode afetar negativamente o processo de ensino-aprendizagem. Esse impacto é especialmente evidente ao abordar o estudo da Tabela Periódica, onde a motivação dos alunos tende a diminuir ao longo da aula. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo descrever o impacto do jogo da memória no ensino da Tabela Periódica no EJATEC Etapa I, além de dinamizar o conteúdo. Este estudo foi realizado no Centro Educa Mais – PAULO VI, situado no bairro Cidade Operária, em São Luís – MA. Utilizou-se materiais de baixo custo para a confecção do jogo, como figuras impressas em papel A4, E.V.A (para dar maior suporte), cola e tesoura. O método de ensino empregado, que incorporou elementos lúdicos, especialmente o jogo da memória, foi eficaz em aumentar a interação dos alunos. Como resultado, o objetivo do trabalho, foi alcançado com sucesso. A abordagem lúdica utilizada, em particular o jogo da memória, atraiu significativamente a atenção dos estudantes, proporcionando diversão e estimulando a socialização entre eles. Portanto, a escolha de incorporar o jogo da memória foi acertada e bem-sucedida, haja vista que ocasionou na melhora do entendimento do assunto abordado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.