SKURA, Ivania. Mulher e publicidade: relações de gênero através do tempo. Anais XI CONAGES... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/10717>. Acesso em: 25/12/2024 10:01
Para investigar representações femininas presentes em propagandas, a reflexão deste trabalho é feita com base em materiais elencados como exemplos de épocas distintas, os quais permitem denotar a permanência de estereótipos femininos em comunicações publicitárias. A análise tem como ponto de partida um anúncio impresso de 1964 do jornal Folha do Norte do Paraná, vinculado à Igreja Católica da Diocese de Maringá-PR, periódico diário criado em 1962 e findado sua circulação em 1979, que traz em si as marcas de seu tempo, seja nas condições de sua produção técnica ou nas repercussões de um período marcado pelo regime militar. Ao entender a imprensa como meio de comunicação e ferramenta social de influência nos modos de ser e viver – em nosso caso específico, na construção de representações de gênero – abarcamos noções que denotam padrões e modelos sociais relacionados à mulher, destacando as presenças femininas em anúncios publicitários. Indicando como as representações de gênero mantiveram-se com o tempo, elencamos uma propaganda de 2014, no formato audiovisual publicado em plataforma digital, que é avaliada para apontar como o estudo de propagandas presentes em variadas mídias e em diferentes períodos permite evidenciar discursos que expõem e reforçam estereótipos de gênero e sexualidade. Tendo em vista que, além de fonte de informação, as mídias portam e disseminam valores, em um contexto em transformação e complexo, é pertinente compreender que as representações de gênero construídas no passado possibilitam identificar modelos que podem ter ecoado na atualidade.