Artigo Anais XI CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

Visualizações: 281
HOMOSSEXUALIDADE E NOVOS SABERES: UM ENFOQUE SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA DE HOJE

Palavra-chaves: DIVERSIDADE SEXUAL, HOMOSSEXUALIDADE, NOVOS SABERES, AMBIENTE ESCOLAR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Gênero, Sexualidades e Educação Publicado em 03 de junho de 2015

Resumo

Sabe-se que a escola é uma entidade formadora de conhecimentos e opiniões, por isso, é de grande valia a discussão de assuntos relativos à sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, orientação sexual, homossexualidade, preconceito e outros temas sejam abordados diante da diversidade humana social. Com base nessas pressuposições, o presente trabalho tem como objetivo discutir a relação da diversidade sexual com os novos saberes construídos dentro do ambiente escolar, verificando a(s) perspectiva(s) de gestores e como os professores abordam esses assuntos em suas práticas metodológicas. A pesquisa foi realizada com um gestor de uma Escola Pública do Estado do Rio Grande do Norte, utilizando como o instrumento uma entrevista estruturada com seis perguntas de cunho subjetivo. A discussão dos resultados foi realizada por meio de análise de conteúdo, relacionando o diálogo do gestor com aportes teóricos estudados sobre o tema. Diante da pesquisa desenvolvida, podemos verificar que no âmbito escolar pouco se vê discussões abertas e livres sobre a sexualidade e seus diversos aspectos, visto que alguns profissionais ainda não se veem preparados para lidar com alguns assuntos como, a diversidade sexual e de gênero, de forma coerente, a fim de partilhar e contribuir na dinâmica de novos saberes baseada na diversidade e na diferenças. Portanto vimos que a escola deve ser constituída de esclarecimentos que possam contribuir para a formação de cidadãos críticos, capazes de tomar decisões benéficas e manter o respeito e postura assertiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.