Introdução: Pensar o esporte dentro da escola é uma forma de atrelá-lo a inúmeros benefícios que se entrelaçam e possibilitam discussões amplas sobre a importância de valores, ações e formação cidadã conectada à ética. Objetivo: Expor a relevância do esporte no âmbito escolar, de modo a destacar a importância dessa prática como ferramenta pedagógica para o ensino da Educação Física Escolar. Método: Utilizou-se de uma revisão de literatura com autores que discutem e trazem a ideia do esporte para o âmbito escolar através do ensino da educação física e treinamento esportivo. Estes autores destacam o ensino do esporte de modo que haja sentido e significado e seja potencializador físico e emocional. Resultados: Averiguou-se que o esporte dentro da escola tem um papel imprescindível no que tange a relação entre formação cidadã, ética na escola e na sociedade e valores cooperativos. Discussão: Foi fundamentada na obra de autores como Paes (1996), Lenza (2010) e Foucault 2012) dentre outros. Conclusões: Nota-se que o esporte tem um papel que está entrelaçado com a formação integral do ser humano, isso possibilita que os docentes atuem de modo a não menosprezar o ensino e a prática esportiva dentro do âmbito escolar, mas sim utilizá-lo como grande instrumento pedagógico para ensinar valores e autoconhecimento na escola.