A área da psicopedagogia é nova e vem adentrando pouco a pouco no espaço escolar. Mas, muito ainda se tem a conquistar e avançar quando o assunto se remete a necessidade do profissional psicopedagogo no âmbito educacional. O principal objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância do psicopedagogo na instituição escolar como meio de orientar a atuação do trabalho docente com as situações de dificuldades de aprendizagem. Para isso, dialogamos com escritoras pesquisadas como Bossa (2018), Cesar (2019), dentre outros, a fim de dialogarmos sobre o papel e objeto de estudo do psicopedagogo, além das suas áreas de atuação e funções, especificamente no espaço escolar. Ademais, realizamos uma pesquisa de campo com cinco docentes de uma escola da rede privada na cidade de Juazeiro do Norte - CE, para conhecer os principais desafios que tiveram de enfrentar no último ano letivo com a ausência de um psicopedagogo a quem pudesse lhe dar assistência com os educandos que apresentavam dificuldades de aprendizagem, considerando um período final de pandemia da COVID-19. Contudo, pudemos concluir que o trabalho docente com as crianças que têm dificuldades de aprendizagem foi ainda mais difícil, visto que não tiveram a ajuda de um psicopedagogo e a maior parte do ano letivo aconteceu com as aulas remotas. Assim, percebemos o quanto fez falta aos professores um apoio de um profissional da Psicopedagogia para que pudessem estar mais seguros e preparados com o seu trabalho com as crianças que têm dificuldades de aprendizagem.