Este relato de experiência aborda o uso de metodologias ativas no ensino da disciplina de Fundamentos do Ensino de Geografia para as turmas de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, visando as potencialidades e os desafios para a formação de professores e sua futura prática docente. As metodologias ativas têm se apresentado como uma alternativa eficaz para a promoção de uma atividade significativa e engajada, estimulando a participação do discente como protagonista do seu aprendizado, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e laborais, necessárias para a atuação docente. Os discentes foram convidados a tornarem-se protagonistas do seu ensino e aprendizagem, por meio da construção de recursos pedagógicos e plano de aula, além da apreensão de conteúdos específicos como biomas, sistema solar, relevo, meio ambiente, entre outros. Esse tipo de abordagem tornou um ambiente de aprendizagem mais dinâmico possibilitando uma mediação docente mais harmoniosa na retirada de dúvidas de cunho pedagógico e laboral, visto que os futuros pedagogos foram desafiados ao trabalho em equipe, a reflexão, a criticidade e ao desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para o seu exercício. Para sustentar esta pesquisa, recorreu-se a autores como Cavalcanti (1998), Bastos (2006), Gois e Bezerra (2018), entre outros; de registros e de formulário digital respondido pelos discentes. Nisso, objetivou-se buscar as apreensões dos discentes referentes à disciplina e como eles perceberam a abordagem adotada. Como resultados, percebeu-se uma satisfação dos discentes nas propostas avaliativas e de trabalhos apresentados, bem como um desafio latente que os capacitou a desenvolver novos conhecimentos, habilidades e reflexões sobre temas que eles apenas estudariam para a realização de uma avaliação. Demais relatos, pontuaram que o trabalho em equipe promoveu uma maior integração, além de ter criado memórias afetivas e aprendizado significativo dentro da disciplina.