O ensino da Música nas escolas está previsto desde 2008 com a Lei 11.769, mas ainda esbarra em desafios antigos para efetivar-se. O Brasil encontra dificuldades na formação docente específica para o ensino de música e sofre com precárias políticas públicas para o fomento à música na escola. São poucos os docentes que tiveram a oportunidade de estudar música na escola formal. Este trabalho constitui-se de um recorte da pesquisa de dissertação do Mestrado, em andamento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - PROFEPT, que tem como tema central a formação continuada em Música para professores da educação básica na cidade de Itapipoca-CE. O objetivo desta pesquisa é investigar como os professores, sobretudo os que não têm formação específica em Música, se adaptam ao ensino de Música nas escolas da cidade de Itapipoca-CE. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada em um curso de Formação Inicial e Continuada - FIC Músicas e Seu Ensino. Utilizamos como técnica de coleta a observação participante, com registro no diário de campo. Nesse artigo, descrevemos o perfil dos professores participantes do curso FIC Músicas e Seu Ensino. A pesquisa foi submetida na Plataforma Brasil e aprovada pelo Comitê de Ética na Pesquisa - CEP sob o parecer 6.038.346. Traçamos o perfil dos participantes para melhor compreender sua adaptação ao ensino de música na cidade de Itapipoca. Dentre as características encontradas, destacamos que nenhum dos participantes teve um professor de artes com formação específica na área em sua trajetória escolar, e que todos os 15 alunos inscritos no curso FIC Músicas e Seu Ensino atuam na educação infantil do município de Itapipoca-ce.