O USO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PELA GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE MANAUS - AM
"2024-01-24 11:27:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106105 "edicao_id" => 322 "trabalho_id" => 8078 "inscrito_id" => 14304 "titulo" => "O USO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PELA GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE MANAUS - AM" "resumo" => "A pesquisa foi motivada pelo uso do Planejamento Estratégico pela gestão da Escola Municipal Raul de Queiroz Menezes Veiga, da cidade de Manaus/AM, buscou-se identificar a eficácia dos processos de utilização do planejamento estratégico como tipo de gestão adotado. Neste estudo, procurou-se analisar a efetividade do marco referencial no processo gerencial na Escola Municipal Raul de Queiroz Menezes Veiga, na cidade de Manaus/AM; verificar como o planejamento estratégico auxilia o gestor escolar na organização dos planos para obter os resultados esperados e descrever a importância do acompanhamento das ações e avaliação dos resultados que foram planejados. Metodologicamente, a pesquisa desenvolveu-se através de uma abordagem qualitativa; a coleta de dados foi realizada por meio de um levantamento material e documental dos dados empíricos e entrevistas através de questionários pelo formulário digital Google Forms. O referencial teórico utilizado nesta pesquisa está ancorado nos autores: Guimarães (2017), Godoy (2015), Chiavenato (2010), Parente Filho (2003) e outros. A análise possibilitou concluir que, por meio do Planejamento Estratégico, é possível toda a equipe escolar participar das estratégias em busca de alcançar os resultados finalísticos da escola, de maneira organizada em que todos tem a oportunidade de construir a identidade estratégica da escola, analisar seus dados, elaborar plano de ação e acompanhar o andamento das ações analisando e avaliando os resultados ao longo do processo; entendendo que é um trabalho que envolve esforço, dedicação, compromisso e organização de todos e não somente professor e aluno." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID14304_TB8078_25082023064838.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:59:59" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEIVILA ALVES MOTA" "autor_nome_curto" => "DEIVILA" "autor_email" => "deivila.alves@semed.manaus.am.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106105 "edicao_id" => 322 "trabalho_id" => 8078 "inscrito_id" => 14304 "titulo" => "O USO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PELA GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE MANAUS - AM" "resumo" => "A pesquisa foi motivada pelo uso do Planejamento Estratégico pela gestão da Escola Municipal Raul de Queiroz Menezes Veiga, da cidade de Manaus/AM, buscou-se identificar a eficácia dos processos de utilização do planejamento estratégico como tipo de gestão adotado. Neste estudo, procurou-se analisar a efetividade do marco referencial no processo gerencial na Escola Municipal Raul de Queiroz Menezes Veiga, na cidade de Manaus/AM; verificar como o planejamento estratégico auxilia o gestor escolar na organização dos planos para obter os resultados esperados e descrever a importância do acompanhamento das ações e avaliação dos resultados que foram planejados. Metodologicamente, a pesquisa desenvolveu-se através de uma abordagem qualitativa; a coleta de dados foi realizada por meio de um levantamento material e documental dos dados empíricos e entrevistas através de questionários pelo formulário digital Google Forms. O referencial teórico utilizado nesta pesquisa está ancorado nos autores: Guimarães (2017), Godoy (2015), Chiavenato (2010), Parente Filho (2003) e outros. A análise possibilitou concluir que, por meio do Planejamento Estratégico, é possível toda a equipe escolar participar das estratégias em busca de alcançar os resultados finalísticos da escola, de maneira organizada em que todos tem a oportunidade de construir a identidade estratégica da escola, analisar seus dados, elaborar plano de ação e acompanhar o andamento das ações analisando e avaliando os resultados ao longo do processo; entendendo que é um trabalho que envolve esforço, dedicação, compromisso e organização de todos e não somente professor e aluno." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID14304_TB8078_25082023064838.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:59:59" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEIVILA ALVES MOTA" "autor_nome_curto" => "DEIVILA" "autor_email" => "deivila.alves@semed.manaus.am.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 322 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "logo" => null "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 322 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "logo" => null "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 198 "edicao_id" => 322 "codigo" => "978-85-61702-76-2" "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n JÉSSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (FUNDAJ)<br />\r\n JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA (EBTT-IEPIC)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES (UFAC)<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 198 "edicao_id" => 322 "codigo" => "978-85-61702-76-2" "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n JÉSSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (FUNDAJ)<br />\r\n JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA (EBTT-IEPIC)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES (UFAC)<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }