Artigo Anais XI CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

DISCUTINDO LGBTT EM RODAS DE CONVERSA: A DIVERSIDADE NO ENSINO SUPERIOR E BÁSICO

Palavra-chaves: ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, BARREIRAS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Gênero, Sexualidades e Educação
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Publicado em 03 de junho de 2015

Resumo

Parte das dificuldades para a permanência de alunos desde o ensino básico até o ensino superior está relacionada à acessibilidade atitudinal. O projeto “Rodas de Conversa” realizado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM desenvolvido por equipe da Pro-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, propôs pensar e debater as dificuldades relativas à inclusão vivenciadas pelos integrantes do setor, professores e alunos no cotidiano da universidade bem como dos professores da Escola Estadual Alceu Novaes. Discentes, docentes e servidores na universidade e professores na escola estadual participaram dos debates que discutiram algumas questões sexuais com o apoio de vídeos ou documentários que mostraram hora a realidade vivida por seus protagonistas, hora a visão de como a sociedade lida com estas questões. Especificamente neste trabalho trataremos sobre as rodas de conversa relacionadas à sexualidade humana e suas diversas manifestações, principalmente a homossexualidade. Neste caso, o instrumento proporcionou o compartilhar de ideias, conceitos e métodos a respeito da homossexualidade. Observou-se que a propagação de informações corretas e a aproximação com a realidade das diversas manifestações sexuais são fatores importantes para a conscientização e sensibilização dos participantes, contribuindo para a efetiva eliminação de barreiras atitudinais que existem no espaço escolar.

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