Artigo CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-88-5

UMA ANÁLISE VIGOTSKIANA DAS INTERAÇÕES ENTRE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CERERBAL, PARES DE IDADE E PROFESSORAS EM UM PRÉ-ESCOLA.

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 09 - Educação Infantil
"2024-01-24 12:06:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105899
    "edicao_id" => 329
    "trabalho_id" => 8835
    "inscrito_id" => 24500
    "titulo" => "UMA ANÁLISE VIGOTSKIANA DAS INTERAÇÕES ENTRE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CERERBAL, PARES DE IDADE E PROFESSORAS EM UM PRÉ-ESCOLA."
    "resumo" => "Elege-se uma criança com paralisia cerebral para investigar o processo de inclusão a partir de uma perspectiva vigotskiana, percorrendo elementos de significação das interações travadas no cotidiano de uma sala de aula regular. O material empírico apresentado resultou de um estudo de caso longitudinal desenvolvido em seis meses através da observação videogravada das atividades pedagógicas em sala de aula registrando as interações de dezesseis crianças e professoras, selecionando episódios de interação, analisados numa perspectiva microgenética. O processo de análise foi complementado por anotações em diário de campo e entrevistas semi-estruturadas com a professora da sala de atendimento educacional especializado e dois membros da família da criança. Algumas das análises nos permitem afirmar que as singularidades do processo de desenvolvimento da criança vão se configurando especialmente através das ações (gestos e compartilhamentos de objetos materiais) e falas dos seus parceiros de idade. Instrumentos e signos foram apresentados à criança para que ela os manejasse conjuntamente com os seus parceiros; é importante reconhecer que, em diversos momentos, quando ela tenta dar outros sentidos às atividades realizadas ou voltar sua atenção para outros objetos ou eventos do entorno ela nem sempre foi considerada. Crianças pareciam mais propensas a respeitar sua intencionalidade e os adultos foram movidos por seus objetivos perseguidos pela intervenção planejada numa perspectiva pedagógica fundamental. Estratégias de comunicação foram produzidas pela criança para manter-se no fluxo interacional cotidiano. A relação de extensão corporal entre a criança e a professora que atuava como sua cuidadora desnudou na realidade da experiência investigada o quanto estes sujeitos compartilhavam de objetos comuns plenos de significação e podiam, paradoxalmente: distanciar-se quando o adulto como maior potencial de manejo das interações ignorava as motivações e disposições da criança, frente aos desafios e possibilidades de ação no cotidiano da sala de aula em seus momentos de aprendizagem e desenvolvimento."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID24500_TB8835_19112023171835.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:40:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON ANDRÉ SILVA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "ELTON CASTRO"
    "autor_email" => "elton.castro@afogados.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105899
    "edicao_id" => 329
    "trabalho_id" => 8835
    "inscrito_id" => 24500
    "titulo" => "UMA ANÁLISE VIGOTSKIANA DAS INTERAÇÕES ENTRE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CERERBAL, PARES DE IDADE E PROFESSORAS EM UM PRÉ-ESCOLA."
    "resumo" => "Elege-se uma criança com paralisia cerebral para investigar o processo de inclusão a partir de uma perspectiva vigotskiana, percorrendo elementos de significação das interações travadas no cotidiano de uma sala de aula regular. O material empírico apresentado resultou de um estudo de caso longitudinal desenvolvido em seis meses através da observação videogravada das atividades pedagógicas em sala de aula registrando as interações de dezesseis crianças e professoras, selecionando episódios de interação, analisados numa perspectiva microgenética. O processo de análise foi complementado por anotações em diário de campo e entrevistas semi-estruturadas com a professora da sala de atendimento educacional especializado e dois membros da família da criança. Algumas das análises nos permitem afirmar que as singularidades do processo de desenvolvimento da criança vão se configurando especialmente através das ações (gestos e compartilhamentos de objetos materiais) e falas dos seus parceiros de idade. Instrumentos e signos foram apresentados à criança para que ela os manejasse conjuntamente com os seus parceiros; é importante reconhecer que, em diversos momentos, quando ela tenta dar outros sentidos às atividades realizadas ou voltar sua atenção para outros objetos ou eventos do entorno ela nem sempre foi considerada. Crianças pareciam mais propensas a respeitar sua intencionalidade e os adultos foram movidos por seus objetivos perseguidos pela intervenção planejada numa perspectiva pedagógica fundamental. Estratégias de comunicação foram produzidas pela criança para manter-se no fluxo interacional cotidiano. A relação de extensão corporal entre a criança e a professora que atuava como sua cuidadora desnudou na realidade da experiência investigada o quanto estes sujeitos compartilhavam de objetos comuns plenos de significação e podiam, paradoxalmente: distanciar-se quando o adulto como maior potencial de manejo das interações ignorava as motivações e disposições da criança, frente aos desafios e possibilidades de ação no cotidiano da sala de aula em seus momentos de aprendizagem e desenvolvimento."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID24500_TB8835_19112023171835.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:40:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON ANDRÉ SILVA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "ELTON CASTRO"
    "autor_email" => "elton.castro@afogados.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 329
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09"
        "logo" => null
        "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg"
        "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:06:51"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 329
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09"
        "logo" => null
        "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg"
        "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:06:51"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 205
                "edicao_id" => 329
                "codigo" => "978-85-61702-88-5"
                "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n
                  ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n
                  ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n
                  ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n
                  ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n
                  FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n
                  LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n
                  P&Acirc;MELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n
                  ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n
                  SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:06:51"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 205
                "edicao_id" => 329
                "codigo" => "978-85-61702-88-5"
                "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n
                  ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n
                  ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n
                  ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n
                  ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n
                  FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n
                  LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n
                  P&Acirc;MELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n
                  ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n
                  SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:06:51"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Elege-se uma criança com paralisia cerebral para investigar o processo de inclusão a partir de uma perspectiva vigotskiana, percorrendo elementos de significação das interações travadas no cotidiano de uma sala de aula regular. O material empírico apresentado resultou de um estudo de caso longitudinal desenvolvido em seis meses através da observação videogravada das atividades pedagógicas em sala de aula registrando as interações de dezesseis crianças e professoras, selecionando episódios de interação, analisados numa perspectiva microgenética. O processo de análise foi complementado por anotações em diário de campo e entrevistas semi-estruturadas com a professora da sala de atendimento educacional especializado e dois membros da família da criança. Algumas das análises nos permitem afirmar que as singularidades do processo de desenvolvimento da criança vão se configurando especialmente através das ações (gestos e compartilhamentos de objetos materiais) e falas dos seus parceiros de idade. Instrumentos e signos foram apresentados à criança para que ela os manejasse conjuntamente com os seus parceiros; é importante reconhecer que, em diversos momentos, quando ela tenta dar outros sentidos às atividades realizadas ou voltar sua atenção para outros objetos ou eventos do entorno ela nem sempre foi considerada. Crianças pareciam mais propensas a respeitar sua intencionalidade e os adultos foram movidos por seus objetivos perseguidos pela intervenção planejada numa perspectiva pedagógica fundamental. Estratégias de comunicação foram produzidas pela criança para manter-se no fluxo interacional cotidiano. A relação de extensão corporal entre a criança e a professora que atuava como sua cuidadora desnudou na realidade da experiência investigada o quanto estes sujeitos compartilhavam de objetos comuns plenos de significação e podiam, paradoxalmente: distanciar-se quando o adulto como maior potencial de manejo das interações ignorava as motivações e disposições da criança, frente aos desafios e possibilidades de ação no cotidiano da sala de aula em seus momentos de aprendizagem e desenvolvimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.