Artigo CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-75-5

CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO QUE APRENDEM EM FORMAÇÕES CONTINUADAS EVIDENCIADAS NO RELATO DE DOCENTES DA EJA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2024-01-24 12:18:12" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105802
    "edicao_id" => 332
    "trabalho_id" => 7279
    "inscrito_id" => 18228
    "titulo" => "CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO QUE APRENDEM EM FORMAÇÕES CONTINUADAS EVIDENCIADAS NO RELATO DE DOCENTES DA EJA"
    "resumo" => "Este estudo foi desenvolvido entre os anos de 2020 e 2022 e tem como objetivo discutir que concepções professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atribuem ao que aprendem em formações continuadas. Tivemos como foco a formação continuada promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza (Ceará) para professores que atuam em turmas dos anos iniciais da EJA. Inicialmente realizamos um levantamento bibliográfico de estudos que versam sobre EJA, formação continuada e aprendizagem da docência. Numa perspectiva qualitativa, fizemos aproximação com análise documental e tivemos como aporte o Método História de Vida. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista narrativa oral, as análises por meio de análises de categorias e contamos com a participação de duas professoras que lecionam nos anos iniciais da EJA de uma instituição do referido município. Os resultados evidenciam que para as docentes aprender em formações continuadas é válido e enriquecedor porque reverbera em suas práticas já desenvolvidas em sala de aula. Essa constatação revela consonância com o que versa a política de formação docente presente no documento norteador da SME de Fortaleza sobre os momentos que a formação continuada fomenta aos professores, dentre os quais destacamos: escuta e partilha, socialização de saberes e vivência, expressos na narrativa das profissionais."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID18228_TB7279_10122023200726.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:32:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINÁ ESTER BATISTA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ESTER"
    "autor_email" => "dinahnascimento@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA (FUNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:18:12"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105802
    "edicao_id" => 332
    "trabalho_id" => 7279
    "inscrito_id" => 18228
    "titulo" => "CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO QUE APRENDEM EM FORMAÇÕES CONTINUADAS EVIDENCIADAS NO RELATO DE DOCENTES DA EJA"
    "resumo" => "Este estudo foi desenvolvido entre os anos de 2020 e 2022 e tem como objetivo discutir que concepções professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atribuem ao que aprendem em formações continuadas. Tivemos como foco a formação continuada promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza (Ceará) para professores que atuam em turmas dos anos iniciais da EJA. Inicialmente realizamos um levantamento bibliográfico de estudos que versam sobre EJA, formação continuada e aprendizagem da docência. Numa perspectiva qualitativa, fizemos aproximação com análise documental e tivemos como aporte o Método História de Vida. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista narrativa oral, as análises por meio de análises de categorias e contamos com a participação de duas professoras que lecionam nos anos iniciais da EJA de uma instituição do referido município. Os resultados evidenciam que para as docentes aprender em formações continuadas é válido e enriquecedor porque reverbera em suas práticas já desenvolvidas em sala de aula. Essa constatação revela consonância com o que versa a política de formação docente presente no documento norteador da SME de Fortaleza sobre os momentos que a formação continuada fomenta aos professores, dentre os quais destacamos: escuta e partilha, socialização de saberes e vivência, expressos na narrativa das profissionais."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID18228_TB7279_10122023200726.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:32:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINÁ ESTER BATISTA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ESTER"
    "autor_email" => "dinahnascimento@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA (FUNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:18:12"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 332
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12"
        "logo" => null
        "capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg"
        "timbrado" => "65b12a3409594_24012024121812.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:18:12"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:06:59"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 332
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12"
        "logo" => null
        "capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg"
        "timbrado" => "65b12a3409594_24012024121812.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:18:12"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:06:59"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 208
                "edicao_id" => 332
                "codigo" => "978-85-61702-75-5"
                "capa" => "66031cd36f94d_26032024160659.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA MARIA DA SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  ELIAS DE FRAN&Ccedil;A FARIAS &nbsp;<br />\r\n
                  ELIZABETE CARLOS DO VALE (UEPB)<br />\r\n
                  GIVANILDO MELO DOS SANTOS &nbsp;(SEPE)<br />\r\n
                  JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (FAINTVISA)<br />\r\n
                  JOELMA SANTANA REIS DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  JOS&Eacute; FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n
                  LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS &nbsp;(FALUB)<br />\r\n
                  LUCINEIDE PIRES DA SILVA FRAN&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (FALUB)<br />\r\n
                  ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA (FALUB)<br />\r\n
                  THAMYRYS LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024155022-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:18:12"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:50:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 208
                "edicao_id" => 332
                "codigo" => "978-85-61702-75-5"
                "capa" => "66031cd36f94d_26032024160659.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA MARIA DA SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  ELIAS DE FRAN&Ccedil;A FARIAS &nbsp;<br />\r\n
                  ELIZABETE CARLOS DO VALE (UEPB)<br />\r\n
                  GIVANILDO MELO DOS SANTOS &nbsp;(SEPE)<br />\r\n
                  JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (FAINTVISA)<br />\r\n
                  JOELMA SANTANA REIS DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  JOS&Eacute; FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n
                  LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS &nbsp;(FALUB)<br />\r\n
                  LUCINEIDE PIRES DA SILVA FRAN&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (FALUB)<br />\r\n
                  ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA (FALUB)<br />\r\n
                  THAMYRYS LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024155022-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:18:12"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:50:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Este estudo foi desenvolvido entre os anos de 2020 e 2022 e tem como objetivo discutir que concepções professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atribuem ao que aprendem em formações continuadas. Tivemos como foco a formação continuada promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza (Ceará) para professores que atuam em turmas dos anos iniciais da EJA. Inicialmente realizamos um levantamento bibliográfico de estudos que versam sobre EJA, formação continuada e aprendizagem da docência. Numa perspectiva qualitativa, fizemos aproximação com análise documental e tivemos como aporte o Método História de Vida. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista narrativa oral, as análises por meio de análises de categorias e contamos com a participação de duas professoras que lecionam nos anos iniciais da EJA de uma instituição do referido município. Os resultados evidenciam que para as docentes aprender em formações continuadas é válido e enriquecedor porque reverbera em suas práticas já desenvolvidas em sala de aula. Essa constatação revela consonância com o que versa a política de formação docente presente no documento norteador da SME de Fortaleza sobre os momentos que a formação continuada fomenta aos professores, dentre os quais destacamos: escuta e partilha, socialização de saberes e vivência, expressos na narrativa das profissionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.