A compostagem de matéria orgânica proveniente da cantina da escola é uma excelente maneira de produzir um adubo orgânico de qualidade isento de substâncias tóxicas. Contudo, a reciclagem deve ser um processo contínuo e ambientalmente correto na escola. Para desenvolver o processo de reciclagem é importante realizar a compostagem de matéria orgânica, a exemplo, de casca de frutas, verduras, folhagem seca e verde, borra de café e serragem de madeira. O objetivo deste trabalho foi verificar o processo de compostagem direto do solo da horta escolar com matéria orgânica na escola municipal de João Pessoa. O experimento foi desenvolvido em dois canteiros sendo um com matéria orgânica triturada e o outro não triturado e ambos disponibilizados próximo a planta de forma que o processo de compostagem foi realizado no solo próximo a planta. Desta forma os microrganismos e macroorganismos estiveram em harmonia decompondo e auxiliando na decomposição da matéria orgânica. Para efeito comparativo foram observados os parâmetros físicos, químicos e biológicos no processo de compostagem. Os resultados alcançados foram que a decomposição triturada ou não é muito benéfico e rápido para a planta. Além disso, foram verificados a presença de embuás, formiga preta, lacraia, piolho de cobra e minhoca todos enriquecendo e participando ativamente do processo de compostagem. A compostagem direta com resíduos triturado é de forma uniforme, permite que neste processo de decomposição os micros e macroorganismos estejam sempre presentes próximo a planta. Portanto, o processo de decomposição direto na planta é muito vantajoso, pois nutri a planta de modo continuo e facilita o manejo de aeração do solo, além de proporcionar a permanência de uma diversidade de animais micro e macro decompositores próximo a planta.