Considerando que a Educação Ambiental (EA) desempenha papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente, a presente pesquisa teve como objetivo despertar o interesse pela EA a partir da construção de um Objeto de Aprendizagem (OA) no formato de uma cartilha intitulada: Destino incorreto dos resíduos sólidos. A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental I e II, localizada na zona urbana, no município de Marcelino Vieira/RN, cujos participantes foram alunos do 9º ano. O percurso metodológico de elaboração da cartilha foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, como procedimento técnico para a coleta de dados, adotou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, desde as discussões em sala de aula sobre a temática até a construção do OA. A cartilha apresenta tópicos que discorre sobre: Destino dos resíduos sólidos no Brasil; Destino e coleta dos resíduos sólidos em Marcelino Vieira-RN; Tipos de sustentabilidade; Materiais que podem ser reciclados e materiais que não podem ser reciclados; Ações sustentáveis; Dicas para reduzir a quantidade de resíduos sólidos nas residências. Esse material foi elaborado com uma linguagem simples e de fácil compreensão, além do mais, apresenta imagens e histórias em quadrinho, visando chamar a atenção do leitor e, assim alcançar o maior número possível de pessoas. O uso de cartilha educativa pode promover uma ampliação na visão dos alunos, ao sensibilizá-los para a realidade e desenvolver um pensamento crítico que influencie sua conduta humana. Além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, engajados e capazes de atuar de forma responsável na busca por soluções sustentáveis para os desafios sociais e ambientais.