Artigo CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-90-8

EDUCAÇÃO CLIMÁTICA NA COMUNIDADE DO MORRO SANTA TEREZINHA EM FORTALEZA/CE: ESTUDO DE CASO EM UM AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 14 - Educação Ambiental
"2024-01-24 13:23:15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105729
    "edicao_id" => 334
    "trabalho_id" => 7938
    "inscrito_id" => 23987
    "titulo" => "EDUCAÇÃO CLIMÁTICA NA COMUNIDADE DO MORRO SANTA TEREZINHA EM FORTALEZA/CE: ESTUDO DE CASO EM UM AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "O estudo tem o objetivo de investigar e despertar a percepção dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Belarmina Campos, localizada no Morro Santa Terezinha em Fortaleza/Ceará, quanto aos efeitos da variabilidade climática observados na região. Assim, foi aplicado um questionário estruturado com o objetivo de diagnosticar o nível de conhecimento prévio dos estudantes e subsidiar as discussões dos encontros pedagógicos realizados para apresentar os conteúdos associados a essa temática. Esta metodologia ativa, baseada no conhecimento prévio dos estudantes e no uso dos dados de institutos de pesquisa em Meteorologia (FUNCEME e INMET) e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza/CE (COPDC), proporcionou aos participantes associar o conhecimento científico a realidade observada na região em estudo, favorecendo a aprendizagem significativa e o protagonismo nas discussões realizadas em sala de aula, como preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos estudantes afirmam não ter conhecimentos prévios sobre variabilidade climática ou sobre os fenômenos meteorológicos que atuam na região (77,1%), também não identificaram com exatidão os períodos de maior ocorrência das chuvas, de maiores valores de temperaturas médias do ar e dos ventos, assim como os desastres naturais (enchentes, alagamentos, entre outros) observados na região. Apesar de afirmarem (67,1%) que o clima tem influência em seus cotidianos e que conhecem as ações da COPDC (74,3%). Após os diagnósticos, os estudantes foram agrupados em equipes para discutir e comparar os resultados obtidos com os dados fornecidos pelos órgãos oficiais e elaborar um folheto informativo que deverá auxiliar as futuras palestras sobre essa temática na escola. Dessa forma, conclui-se que a metodologia usada atingiu os objetivos propostos de motivar e despertar o interesse dos estudantes pela temática da educação climática."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID23987_TB7938_19082023101937.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:27:34"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLENA FERREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GERLENA"
    "autor_email" => "gerlena.ferreira@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105729
    "edicao_id" => 334
    "trabalho_id" => 7938
    "inscrito_id" => 23987
    "titulo" => "EDUCAÇÃO CLIMÁTICA NA COMUNIDADE DO MORRO SANTA TEREZINHA EM FORTALEZA/CE: ESTUDO DE CASO EM UM AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "O estudo tem o objetivo de investigar e despertar a percepção dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Belarmina Campos, localizada no Morro Santa Terezinha em Fortaleza/Ceará, quanto aos efeitos da variabilidade climática observados na região. Assim, foi aplicado um questionário estruturado com o objetivo de diagnosticar o nível de conhecimento prévio dos estudantes e subsidiar as discussões dos encontros pedagógicos realizados para apresentar os conteúdos associados a essa temática. Esta metodologia ativa, baseada no conhecimento prévio dos estudantes e no uso dos dados de institutos de pesquisa em Meteorologia (FUNCEME e INMET) e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza/CE (COPDC), proporcionou aos participantes associar o conhecimento científico a realidade observada na região em estudo, favorecendo a aprendizagem significativa e o protagonismo nas discussões realizadas em sala de aula, como preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos estudantes afirmam não ter conhecimentos prévios sobre variabilidade climática ou sobre os fenômenos meteorológicos que atuam na região (77,1%), também não identificaram com exatidão os períodos de maior ocorrência das chuvas, de maiores valores de temperaturas médias do ar e dos ventos, assim como os desastres naturais (enchentes, alagamentos, entre outros) observados na região. Apesar de afirmarem (67,1%) que o clima tem influência em seus cotidianos e que conhecem as ações da COPDC (74,3%). Após os diagnósticos, os estudantes foram agrupados em equipes para discutir e comparar os resultados obtidos com os dados fornecidos pelos órgãos oficiais e elaborar um folheto informativo que deverá auxiliar as futuras palestras sobre essa temática na escola. Dessa forma, conclui-se que a metodologia usada atingiu os objetivos propostos de motivar e despertar o interesse dos estudantes pela temática da educação climática."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID23987_TB7938_19082023101937.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:27:34"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLENA FERREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GERLENA"
    "autor_email" => "gerlena.ferreira@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 334
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
        "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 334
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
        "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 210
                "edicao_id" => 334
                "codigo" => "978-85-61702-90-8"
                "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDINA DOS SANTOS ARA&Uacute;JO (UFCG)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL (IESP)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n
                  GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n
                  HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  JANAINA CONSTANTINO MARINHO &nbsp;<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (IFPB)<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOSEV&Acirc;NIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n
                  LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  RAIMUNDO LENILDE DE ARA&Uacute;JO (UFPI)<br />\r\n
                  WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n
                  WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 210
                "edicao_id" => 334
                "codigo" => "978-85-61702-90-8"
                "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDINA DOS SANTOS ARA&Uacute;JO (UFCG)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL (IESP)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n
                  GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n
                  HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  JANAINA CONSTANTINO MARINHO &nbsp;<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (IFPB)<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOSEV&Acirc;NIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n
                  LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  RAIMUNDO LENILDE DE ARA&Uacute;JO (UFPI)<br />\r\n
                  WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n
                  WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O estudo tem o objetivo de investigar e despertar a percepção dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Belarmina Campos, localizada no Morro Santa Terezinha em Fortaleza/Ceará, quanto aos efeitos da variabilidade climática observados na região. Assim, foi aplicado um questionário estruturado com o objetivo de diagnosticar o nível de conhecimento prévio dos estudantes e subsidiar as discussões dos encontros pedagógicos realizados para apresentar os conteúdos associados a essa temática. Esta metodologia ativa, baseada no conhecimento prévio dos estudantes e no uso dos dados de institutos de pesquisa em Meteorologia (FUNCEME e INMET) e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza/CE (COPDC), proporcionou aos participantes associar o conhecimento científico a realidade observada na região em estudo, favorecendo a aprendizagem significativa e o protagonismo nas discussões realizadas em sala de aula, como preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos estudantes afirmam não ter conhecimentos prévios sobre variabilidade climática ou sobre os fenômenos meteorológicos que atuam na região (77,1%), também não identificaram com exatidão os períodos de maior ocorrência das chuvas, de maiores valores de temperaturas médias do ar e dos ventos, assim como os desastres naturais (enchentes, alagamentos, entre outros) observados na região. Apesar de afirmarem (67,1%) que o clima tem influência em seus cotidianos e que conhecem as ações da COPDC (74,3%). Após os diagnósticos, os estudantes foram agrupados em equipes para discutir e comparar os resultados obtidos com os dados fornecidos pelos órgãos oficiais e elaborar um folheto informativo que deverá auxiliar as futuras palestras sobre essa temática na escola. Dessa forma, conclui-se que a metodologia usada atingiu os objetivos propostos de motivar e despertar o interesse dos estudantes pela temática da educação climática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.