LINGUAGENS, APRENDIZAGENS, PRÁTICAS CULTURAIS E EXPRESSIVAS: O MUSEU CÂMARA CASCUDO COM ESPAÇO DE INTERAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL
0 of 0"2024-01-24 13:37:27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 105621 "edicao_id" => 337 "trabalho_id" => 8394 "inscrito_id" => 14247 "titulo" => "LINGUAGENS, APRENDIZAGENS, PRÁTICAS CULTURAIS E EXPRESSIVAS: O MUSEU CÂMARA CASCUDO COM ESPAÇO DE INTERAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL" "resumo" => "No âmbito museal, além da oralidade, o educador pode contar com outros recursos de linguagem. “Os objetos e o ambiente formam uma atmosfera propícia à curiosidade dos alunos, marcada pela materialidade e ludicidade, que estimula o olhar, permitindo interações que reafirmem os vestígios que a História deixou ao longo do tempo (BORGES; RIBEIRO, 2022, p.55)”. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa tem como objetivo: analisar as práticas de linguagens, de aprendizagem, de cultura e de expressão desenvolvidas no Museu Câmara Cascudo (MCC) enquanto espaço de interação socioeducacional. A partir disso, o estudo justifica-se pela importância histórica e social do MCC para a população norte-rio-grandense; e por seu importante papel no processo de educação não formal junto aos educandos e instituições locais, se destacando pela sua atuação e infraestrutura destinada a fins educacionais e culturais. Dentre os principais conceitos apresentados nesse estudo destacam-se: as teorias das linguagens e aprendizagens sob a ótica de Vygostky e Fuza, além dos conceitos de Pierre Bourdieu sobre a teoria do capital cultural que tem relação direta com o tema das práticas culturais e expressivas. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-qualitativo, cujas técnicas de pesquisa utilizadas foram: a entrevista semiestruturada, tendo sido entrevistados oito sujeitos do MCC, sendo destes, dois especialistas (setor educativo e cultural, e do setor de museologia). Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, sendo utilizado o software N-Vivo para tratamento dos dados. Dentre os principais resultados da pesquisa tem-se que: o setor educativo e cultural e os mediadores são peças fundamentais no processo de interação com o público e, consequentemente, com a transferência de conhecimento e aprendizagem desse público no âmbito museal. ◀No âmbito museal, além da oralidade, o educador pode contar com outros recursos de linguagem. “Os objetos e o ambiente formam uma atmosfera propícia à curiosida ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID14247_TB8394_15082023210451.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:20:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA DO NASCIMENTO BARBOSA CACHO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA CACHO" "autor_email" => "deiacacho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 105621 "edicao_id" => 337 "trabalho_id" => 8394 "inscrito_id" => 14247 "titulo" => "LINGUAGENS, APRENDIZAGENS, PRÁTICAS CULTURAIS E EXPRESSIVAS: O MUSEU CÂMARA CASCUDO COM ESPAÇO DE INTERAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL" "resumo" => "No âmbito museal, além da oralidade, o educador pode contar com outros recursos de linguagem. “Os objetos e o ambiente formam uma atmosfera propícia à curiosidade dos alunos, marcada pela materialidade e ludicidade, que estimula o olhar, permitindo interações que reafirmem os vestígios que a História deixou ao longo do tempo (BORGES; RIBEIRO, 2022, p.55)”. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa tem como objetivo: analisar as práticas de linguagens, de aprendizagem, de cultura e de expressão desenvolvidas no Museu Câmara Cascudo (MCC) enquanto espaço de interação socioeducacional. A partir disso, o estudo justifica-se pela importância histórica e social do MCC para a população norte-rio-grandense; e por seu importante papel no processo de educação não formal junto aos educandos e instituições locais, se destacando pela sua atuação e infraestrutura destinada a fins educacionais e culturais. Dentre os principais conceitos apresentados nesse estudo destacam-se: as teorias das linguagens e aprendizagens sob a ótica de Vygostky e Fuza, além dos conceitos de Pierre Bourdieu sobre a teoria do capital cultural que tem relação direta com o tema das práticas culturais e expressivas. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-qualitativo, cujas técnicas de pesquisa utilizadas foram: a entrevista semiestruturada, tendo sido entrevistados oito sujeitos do MCC, sendo destes, dois especialistas (setor educativo e cultural, e do setor de museologia). Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, sendo utilizado o software N-Vivo para tratamento dos dados. Dentre os principais resultados da pesquisa tem-se que: o setor educativo e cultural e os mediadores são peças fundamentais no processo de interação com o público e, consequentemente, com a transferência de conhecimento e aprendizagem desse público no âmbito museal. ◀No âmbito museal, além da oralidade, o educador pode contar com outros recursos de linguagem. “Os objetos e o ambiente formam uma atmosfera propícia à curiosida ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID14247_TB8394_15082023210451.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:20:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA DO NASCIMENTO BARBOSA CACHO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA CACHO" "autor_email" => "deiacacho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 337 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "logo" => null "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 337 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "logo" => null "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 213 "edicao_id" => 337 "codigo" => "978-85-61702-89-2" "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS """ "conselho_editorial" => """ BRÍGIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n ELENILZA MARIA DE ARAÚJO SOUSA <br />\r\n ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)<br />\r\n IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO MAGALHÃES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n MARLÚCIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n VALNECY OLIVEIRA CORRÊA SANTOS (UFMA)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 213 "edicao_id" => 337 "codigo" => "978-85-61702-89-2" "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS """ "conselho_editorial" => """ BRÍGIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n ELENILZA MARIA DE ARAÚJO SOUSA <br />\r\n ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)<br />\r\n IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO MAGALHÃES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n MARLÚCIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n VALNECY OLIVEIRA CORRÊA SANTOS (UFMA)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }