Artigo CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-89-2

LINGUAGENS, APRENDIZAGENS, PRÁTICAS CULTURAIS E EXPRESSIVAS: O MUSEU CÂMARA CASCUDO COM ESPAÇO DE INTERAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 17 - Ensino e suas intersecções
0 of 0
"2024-01-24 13:37:27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105621 "edicao_id" => 337 "trabalho_id" => 8394 "inscrito_id" => 14247 "titulo" => "LINGUAGENS, APRENDIZAGENS, PRÁTICAS CULTURAIS E EXPRESSIVAS: O MUSEU CÂMARA CASCUDO COM ESPAÇO DE INTERAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL" "resumo" => "No âmbito museal, além da oralidade, o educador pode contar com outros recursos de linguagem. “Os objetos e o ambiente formam uma atmosfera propícia à curiosidade dos alunos, marcada pela materialidade e ludicidade, que estimula o olhar, permitindo interações que reafirmem os vestígios que a História deixou ao longo do tempo (BORGES; RIBEIRO, 2022, p.55)”. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa tem como objetivo: analisar as práticas de linguagens, de aprendizagem, de cultura e de expressão desenvolvidas no Museu Câmara Cascudo (MCC) enquanto espaço de interação socioeducacional. A partir disso, o estudo justifica-se pela importância histórica e social do MCC para a população norte-rio-grandense; e por seu importante papel no processo de educação não formal junto aos educandos e instituições locais, se destacando pela sua atuação e infraestrutura destinada a fins educacionais e culturais. Dentre os principais conceitos apresentados nesse estudo destacam-se: as teorias das linguagens e aprendizagens sob a ótica de Vygostky e Fuza, além dos conceitos de Pierre Bourdieu sobre a teoria do capital cultural que tem relação direta com o tema das práticas culturais e expressivas. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-qualitativo, cujas técnicas de pesquisa utilizadas foram: a entrevista semiestruturada, tendo sido entrevistados oito sujeitos do MCC, sendo destes, dois especialistas (setor educativo e cultural, e do setor de museologia). Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, sendo utilizado o software N-Vivo para tratamento dos dados. Dentre os principais resultados da pesquisa tem-se que: o setor educativo e cultural e os mediadores são peças fundamentais no processo de interação com o público e, consequentemente, com a transferência de conhecimento e aprendizagem desse público no âmbito museal.No âmbito museal, além da oralidade, o educador pode contar com outros recursos de linguagem. “Os objetos e o ambiente formam uma atmosfera propícia à curiosida" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID14247_TB8394_15082023210451.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:20:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA DO NASCIMENTO BARBOSA CACHO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA CACHO" "autor_email" => "deiacacho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105621 "edicao_id" => 337 "trabalho_id" => 8394 "inscrito_id" => 14247 "titulo" => "LINGUAGENS, APRENDIZAGENS, PRÁTICAS CULTURAIS E EXPRESSIVAS: O MUSEU CÂMARA CASCUDO COM ESPAÇO DE INTERAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL" "resumo" => "No âmbito museal, além da oralidade, o educador pode contar com outros recursos de linguagem. “Os objetos e o ambiente formam uma atmosfera propícia à curiosidade dos alunos, marcada pela materialidade e ludicidade, que estimula o olhar, permitindo interações que reafirmem os vestígios que a História deixou ao longo do tempo (BORGES; RIBEIRO, 2022, p.55)”. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa tem como objetivo: analisar as práticas de linguagens, de aprendizagem, de cultura e de expressão desenvolvidas no Museu Câmara Cascudo (MCC) enquanto espaço de interação socioeducacional. A partir disso, o estudo justifica-se pela importância histórica e social do MCC para a população norte-rio-grandense; e por seu importante papel no processo de educação não formal junto aos educandos e instituições locais, se destacando pela sua atuação e infraestrutura destinada a fins educacionais e culturais. Dentre os principais conceitos apresentados nesse estudo destacam-se: as teorias das linguagens e aprendizagens sob a ótica de Vygostky e Fuza, além dos conceitos de Pierre Bourdieu sobre a teoria do capital cultural que tem relação direta com o tema das práticas culturais e expressivas. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-qualitativo, cujas técnicas de pesquisa utilizadas foram: a entrevista semiestruturada, tendo sido entrevistados oito sujeitos do MCC, sendo destes, dois especialistas (setor educativo e cultural, e do setor de museologia). Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, sendo utilizado o software N-Vivo para tratamento dos dados. Dentre os principais resultados da pesquisa tem-se que: o setor educativo e cultural e os mediadores são peças fundamentais no processo de interação com o público e, consequentemente, com a transferência de conhecimento e aprendizagem desse público no âmbito museal.No âmbito museal, além da oralidade, o educador pode contar com outros recursos de linguagem. “Os objetos e o ambiente formam uma atmosfera propícia à curiosida" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID14247_TB8394_15082023210451.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:20:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA DO NASCIMENTO BARBOSA CACHO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA CACHO" "autor_email" => "deiacacho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 337 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "logo" => null "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 337 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "logo" => null "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 213 "edicao_id" => 337 "codigo" => "978-85-61702-89-2" "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS """ "conselho_editorial" => """ BR&Iacute;GIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n ELENILZA MARIA DE ARA&Uacute;JO SOUSA &nbsp;<br />\r\n ELISABETH &nbsp;SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE S&Atilde;O PAULO (USP)<br />\r\n IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O MAGALH&Atilde;ES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n MARL&Uacute;CIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n VALNECY OLIVEIRA CORR&Ecirc;A SANTOS (UFMA)<br />\r\n &nbsp; """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 213 "edicao_id" => 337 "codigo" => "978-85-61702-89-2" "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS """ "conselho_editorial" => """ BR&Iacute;GIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n ELENILZA MARIA DE ARA&Uacute;JO SOUSA &nbsp;<br />\r\n ELISABETH &nbsp;SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE S&Atilde;O PAULO (USP)<br />\r\n IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O MAGALH&Atilde;ES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n MARL&Uacute;CIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n VALNECY OLIVEIRA CORR&Ecirc;A SANTOS (UFMA)<br />\r\n &nbsp; """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

No âmbito museal, além da oralidade, o educador pode contar com outros recursos de linguagem. “Os objetos e o ambiente formam uma atmosfera propícia à curiosidade dos alunos, marcada pela materialidade e ludicidade, que estimula o olhar, permitindo interações que reafirmem os vestígios que a História deixou ao longo do tempo (BORGES; RIBEIRO, 2022, p.55)”. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa tem como objetivo: analisar as práticas de linguagens, de aprendizagem, de cultura e de expressão desenvolvidas no Museu Câmara Cascudo (MCC) enquanto espaço de interação socioeducacional. A partir disso, o estudo justifica-se pela importância histórica e social do MCC para a população norte-rio-grandense; e por seu importante papel no processo de educação não formal junto aos educandos e instituições locais, se destacando pela sua atuação e infraestrutura destinada a fins educacionais e culturais. Dentre os principais conceitos apresentados nesse estudo destacam-se: as teorias das linguagens e aprendizagens sob a ótica de Vygostky e Fuza, além dos conceitos de Pierre Bourdieu sobre a teoria do capital cultural que tem relação direta com o tema das práticas culturais e expressivas. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-qualitativo, cujas técnicas de pesquisa utilizadas foram: a entrevista semiestruturada, tendo sido entrevistados oito sujeitos do MCC, sendo destes, dois especialistas (setor educativo e cultural, e do setor de museologia). Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, sendo utilizado o software N-Vivo para tratamento dos dados. Dentre os principais resultados da pesquisa tem-se que: o setor educativo e cultural e os mediadores são peças fundamentais no processo de interação com o público e, consequentemente, com a transferência de conhecimento e aprendizagem desse público no âmbito museal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.