Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONECTADOS NA LEITURA: PRÁTICAS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105273
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 3005
    "inscrito_id" => 6392
    "titulo" => "CONECTADOS NA LEITURA: PRÁTICAS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "RESUMO O artigo apresenta uma vivência como bolsista de iniciação à docência (IDs), no subprojeto: “Cultura digital e tecnologias digitais móveis: práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O subprojeto integra o Núcleo PIBID do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus X, que tem como objetivo inserir as tecnologias digitais móveis no processo ensino aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entendemos que o avanço das tecnologias digitais na sociedade contemporânea não pode ser descartado no processo de apropriação do conhecimento pelos sujeitos na cultura digital. O relato de experiência é oriundo das intervenções pedagógicas realizadas na Escola Municipal Recreio em Teixeira de Freitas - BA. A reflexão da experiência se deu a partir dos autores: Bonilla e Pretto (2015); Coscarelli e Ribeiro (2017); Ferreiro (2000); Freire (2003); Martins (1983); Soares (2021); Kenski (2012). Assim, são descritas as atividades desenvolvidas com práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando o que foi possível ser realizado devido às poucas tecnologias digitais na escola. Destaca a imersão das crianças na cultura digital por meio dos celulares de seus familiares no acesso aos jogos e ao Tik Tok. A reflexão das ações realizadas permite inferir que elas trouxeram contribuições tanto para o processo de ensino e aprendizagem das crianças envolvidas, quanto para a bolsistas do PIBID, licencianda em Pedagogia, no futuro exercício da docência atenta às demandas da sociedade contemporânea."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6392_TB3005_20112023141018.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSE DOS SANTOS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSE"
    "autor_email" => "larissedossantosdesouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105273
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 3005
    "inscrito_id" => 6392
    "titulo" => "CONECTADOS NA LEITURA: PRÁTICAS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "RESUMO O artigo apresenta uma vivência como bolsista de iniciação à docência (IDs), no subprojeto: “Cultura digital e tecnologias digitais móveis: práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O subprojeto integra o Núcleo PIBID do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus X, que tem como objetivo inserir as tecnologias digitais móveis no processo ensino aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entendemos que o avanço das tecnologias digitais na sociedade contemporânea não pode ser descartado no processo de apropriação do conhecimento pelos sujeitos na cultura digital. O relato de experiência é oriundo das intervenções pedagógicas realizadas na Escola Municipal Recreio em Teixeira de Freitas - BA. A reflexão da experiência se deu a partir dos autores: Bonilla e Pretto (2015); Coscarelli e Ribeiro (2017); Ferreiro (2000); Freire (2003); Martins (1983); Soares (2021); Kenski (2012). Assim, são descritas as atividades desenvolvidas com práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando o que foi possível ser realizado devido às poucas tecnologias digitais na escola. Destaca a imersão das crianças na cultura digital por meio dos celulares de seus familiares no acesso aos jogos e ao Tik Tok. A reflexão das ações realizadas permite inferir que elas trouxeram contribuições tanto para o processo de ensino e aprendizagem das crianças envolvidas, quanto para a bolsistas do PIBID, licencianda em Pedagogia, no futuro exercício da docência atenta às demandas da sociedade contemporânea."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6392_TB3005_20112023141018.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSE DOS SANTOS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSE"
    "autor_email" => "larissedossantosdesouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

RESUMO O artigo apresenta uma vivência como bolsista de iniciação à docência (IDs), no subprojeto: “Cultura digital e tecnologias digitais móveis: práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O subprojeto integra o Núcleo PIBID do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus X, que tem como objetivo inserir as tecnologias digitais móveis no processo ensino aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entendemos que o avanço das tecnologias digitais na sociedade contemporânea não pode ser descartado no processo de apropriação do conhecimento pelos sujeitos na cultura digital. O relato de experiência é oriundo das intervenções pedagógicas realizadas na Escola Municipal Recreio em Teixeira de Freitas - BA. A reflexão da experiência se deu a partir dos autores: Bonilla e Pretto (2015); Coscarelli e Ribeiro (2017); Ferreiro (2000); Freire (2003); Martins (1983); Soares (2021); Kenski (2012). Assim, são descritas as atividades desenvolvidas com práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando o que foi possível ser realizado devido às poucas tecnologias digitais na escola. Destaca a imersão das crianças na cultura digital por meio dos celulares de seus familiares no acesso aos jogos e ao Tik Tok. A reflexão das ações realizadas permite inferir que elas trouxeram contribuições tanto para o processo de ensino e aprendizagem das crianças envolvidas, quanto para a bolsistas do PIBID, licencianda em Pedagogia, no futuro exercício da docência atenta às demandas da sociedade contemporânea.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.