O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Ministério da Educação do Brasil firmado pelo decreto de lei n° 7.219/2010 que tem como principal objetivo incentivar a formação de professores por meio da inserção de estudantes universitários na realidade das escolas públicas. Através do programa os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o exercício da docência, desenvolvendo habilidades e competências necessárias para a prática profissional. Ante o exposto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o impacto do PIBID no início de uma carreira docente, tornando-se um importante instrumento de transformação e amadurecimento para os futuros professores. Esse estudo se consistiu em entrevistar e observar o desenvolvimento das atividades dos estudantes participantes do Programa PIBID do Instituto Federal Baiano, no subprojeto Interdisciplinar II de Geografia e Ciências Biológicas/Biologia do Campus Santa Inês, a fim de compreender suas percepções e experiências sobre o programa. Optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, por meio da análise de relatórios de atividades, entrevistas com os participantes do programa e observação direta das aulas, além de revisões bibliográficas. O PIBID desempenha um papel transformador na formação dos futuros docentes. Os estudantes participantes relataram ganhos significativos em sua prática pedagógica, como o desenvolvimento de habilidades de planejamento, mediação de aprendizagem e trabalho em equipe. Além disso, eles também destacaram o aumento da motivação e o fortalecimento da identidade profissional.