Este trabalho investigou as desigualdades no ensino de Ciências da Natureza no Brasil, utilizando dados amostrais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A análise consistiu na descrição da distribuição da proficiência em Ciências da Natureza entre alunos em diferentes regiões, áreas e localizações do Brasil, e na aplicação de análise de variância (ANOVA) para determinar a existência de diferenças significativas nessa proficiência. Os resultados apontaram para diferenças significativas na proficiência em ciências da natureza entre as diferentes categorias, com performance geralmente mais alta para alunos em certas regiões, áreas e locais. Especificamente, a proficiência foi particularmente baixa nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, indicando a necessidade de políticas públicas voltadas para a melhoria do ensino nessas regiões. O estudo também revelou desigualdades intra-regionais, com maior proficiência em áreas urbanas em comparação com as rurais, e nas capitais em relação ao interior. Estes achados são fundamentais para a formulação de políticas educacionais mais eficazes e equitativas.