Tendo em vista que há uma necessidade de se conhecer metodologias que auxiliem o trabalho do professor na realidade escolar e a importância do Residência na formação desses profissionais, o presente estudo trata sobre a Formação de Professores/as e o Programa Residência Pedagógica, a fim de compreender de que forma o Programa potencializa a formação de professores/as, a partir do estudo do Núcleo de Pedagogia do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina. Para tanto, foi necessário descrever de que forma ocorreu o processo de implementação do Programa Residência Pedagógica nas três ofertas (2018, 2020 e 2022), analisar como foram realizadas as ofertas do Núcleo de Pedagogia do Ifes Campus Itapina e identificar de que forma o Programa contribui e articula na formação de professores/as. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa, com levantamento de literaturas da temática, e com estudos bibliográficos. Foi necessário múltiplos estudos e leituras de documentos relacionados ao Programa, verificar os Subprojetos da Residência Pedagógica no Campus Itapina e apresentar as experiências vivenciadas pelos residentes, onde foi possível concluir a importância do Programa.. Entrevistamos 06 residentes e 04 preceptoras e, como considerações, entendemos que, para o residente, o foco era a formação inicial, estabelecida a partir da práxis pedagógica, realizada na instituição de ensino básico.