A residência pedagógica juntamente com a educação de jovens e adultos trazem consigo grandes potencialidades a serem refletidas no âmbito educacional, seja para fomentar mais ainda e diversificar o currículo para deixá-lo mais inclusivo composto de práticas educacionais, ou mesmo para trazer a campo aqueles que um dia por motivo e outro não tiveram a oportunidade de estudo e querem recomeçar. Com essa visão, a residência pedagógica com suas potencialidades busca inserir na educação de jovens e adultos práticas as quais possam motivar e inserir um currículo o qual possa ser inclusivo com essa modalidade e leve os conhecimentos obtidos a fazerem sentido em suas realidades. Desta forma, a participação da RP na modalidade da EJA trouxe uma abordagem com uma metodologia ativa os quais fossem os protagonistas e assim tivesse resultados claros de sua participação em sala, laboratório, na rua ou em casa. Com isso, foi possível observar que os alunos assimilaram bem os conceitos associados ao conteúdo de modo relativamente fácil, integrador e motivador, o que pode ser compreendido pelo feedback positivo vindo deles em relação à proposta. Entre os relatos, os alunos destacam que desenvolveram outras habilidades no processo da elaboração dos projetos, tais como a habilidade de pesquisa, melhor relação interpessoal, além de observarem uma melhor compreensão dos conceitos relacionados às ciências da natureza de modo crítico, social e político.