SILVA, Sabrina Brito Manfrinato Da et al.. Projeto resíduos. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105065>. Acesso em: 21/11/2024 20:45
A proposta deste trabalho foi se distanciar de uma aula expositiva tradicional ao abordar métodos de separação de misturas. A solução encontrada foi atuar com o método de projetos, já que essa metodologia favorece uma postura ativa, e contextualizar para o tema resíduos. Dessa forma, foi proposto para a turma do primeiro ano do curso de ensino médio integrado ao técnico em química do IFSP - Suzano participarem da criação e elaboração do que chamamos de Projeto Resíduos. O produto final seria a exposição de um cartaz para a sala e posterior fixação nas paredes do campus na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente. Portanto, cada grupo escolheu um resíduo e, após a escolha, seguiu-se uma sequência de etapas, incluindo a realização de leituras, e a elaboração de resumos e, inclusive, de um mapa mental. Essas etapas apontaram direções para que eles realizassem pesquisas sobre o resíduo escolhido na abordagem CTSA, ou seja, eles deveriam desenhar aspectos sobre o resíduo quanto à ciência, à tecnologia, à sociedade e ao meio ambiente para no final reunir todas essas informações em um cartaz. Para alcançar esses objetivos, foi estabelecida uma parceria com diversos integrantes como os professores do curso, sendo um deles supervisor do Programa PIBID e os alunos bolsistas e voluntários deste programa da Capes. Essa experiência nos permitiu vivenciar as amplas vantagens dessa abordagem metodológica e suas profícuas contribuições para o aprendizado dos alunos, destacando o potencial transformador das metodologias ativas no contexto atual da educação.