Este trabalho apresenta um relato de experiência no ensino de música na escola municipal, localizada no bairro Jardim Guanabara em Fortaleza - CE, com o objetivo de analisar o processo de aprendizagem e os desafios encontrados durante as Oficinas de Flauta Doce durante o primeiro semestre de 2023. Participaram da oficina estudantes do 8° e 9° ano. O foco central do relato é ressaltar a importância do estímulo da criatividade e da criação dos/as alunos/as em aulas de música, uma vez que foi percebido que a mera repetição por meio da obediência cega da teoria e a falta de aplicação no corpo-espaço dos estudantes não gerava resultados com os mesmos. O desenvolvimento teórico deste trabalho é guiado pelo entendimento, apontado por Cola e Sanmartin (2016) em Didática do Ensino da Arte, de que “o aluno deve ser o ponto de partida de todo conhecimento, propondo liberdade na busca de seus interesses que lhe sejam mais significativos” (COLA, SANMARTIN, 2016, p. 16). A pesquisa foi realizada de forma qualitativa com delineamento de estudo de caso, a partir da coleta de dados por meio de diário de campo e observações. Quanto às considerações éticas, não foram feitos quaisquer registros dos rostos dos/as participantes. No início das atividades o perfil dos/as estudantes poderia ser descrito pela atenção reduzida, sonolência e preguiça, no entanto, percebeu-se que, se devidamente estimulados com alguns alongamentos físicos, a sonolência e a preguiça se dissipam. Quanto à atenção reduzida mencionada acima, foi possível perceber que a turma é, em grande maioria, hiperativa, possuindo dificuldade para se concentrar em explicações teóricas, sendo necessário o uso majoritário de atividades práticas como jogos, brincadeiras e determinados tipos de vivências.