Como é perceptível em grande parcela das instituições de ensino superior do Brasil, as licenciaturas são planejadas de tal forma a constituir uma grade curricular que não privilegia as atividades práticas de regência, do graduando, nas salas de aulas escolares, em contraste ao processo teórico visto na maior parte do desenvolvimento dos cursos. Essa realidade contribui para conferir fragilidades no processo de formação dos futuros docentes, haja vista o curto período dedicado pela instituição e por eles ao aperfeiçoamento do seu futuro locus de trabalho. É pensando em refletir sobre essa problemática que o trabalho se constitui. Se apresentando como um relato de experiência delineado pelas observações e aulas regenciais desenvolvidas pelos licenciandos do 5º período do curso de História - UFRN/CERES, e integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, o presente artigo tem como propósito pensar nas contribuições do programa para melhorar tal formação acadêmica e comparar o processo de formação do licenciando em história a partir da experiência vivida através do PIBID em contraponto com a experiência do estágio supervisionado. Para tanto, o estudo foi feito com base no método comparativo e qualitativo das experiências dos licenciandos enquanto alunos da disciplina de Estágio e do programa PIBID.