O relato trata sobre experiências do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Ceará (UFC). As ações ocorrem em uma escola de Ensino Médio da rede pública, em Fortaleza, Ceará. Objetiva analisar as situações de ensino e aprendizado em Geografia durante as atividades propostas para sala de aula; refletir sobre a docência e as práticas de ensino no chão da escola. A metodologia consiste em planejamento com a equipe de bolsistas e professor supervisor, escolha da temática de estudo para uma turma da 1ª série de Ensino Médio, escolha dos recursos didáticos. A temática escolhida foi Redes Geográficas. Como recurso utilizou-se uma roleta geográfica que é um jogo de perguntas e respostas contendo 4 envelopes coloridos com perguntas sobre o tema. O momento da aula para realizar essa atividade foi de revisão do conteúdo. A cada rodada uma equipe girava a roleta e, de acordo com a cor que parasse, um dos quatro envelopes seria aberto. Cada cor corresponde a uma pontuação. Assim, um card é retirado e uma pergunta realizada a equipe. A cada pergunta respondida corretamente no tempo limite, a pontuação era anotada, para no final definir a equipe vencedora. Foi possível observar que a atividade contribuiu com a aprendizagem dos alunos, tanto em relação aos conteúdos conceituais, quanto valorativos e atitudinais. Possibilitou maior interação, melhor desenvolvimento dos acadêmicos de Geografia e contribuiu para uma melhor formação docente com reflexão sobre o contexto real da escola.