RESUMO: O presente relato pretendeu expor as práticas vivenciadas pelos bolsistas do PIBID da UEF Nadir Abreu. O Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) aplicado na Unidade de Ensino Fundamental Nadir Abreu, especialmente nas séries finais, visa o desenvolvimento de projetos de leituras para ajudar os alunos a aprimorarem suas práticas de leituras, desta maneira, iniciamos com o diagnóstico, onde detectamos que a maior parte dos alunos possuem dificuldades na leitura ou mesmo não sabem ler. A metodologia segue abordagem qualitativa, segue pesquisa documental e bibliográfica com fundamento em autores Cosson (2015), Brasil (2017), entre outros. Após isso começamos a trabalhar o gênero textual crônica, especialmente do livro Comedias para se ler na escola, de Luís Fernando Verissimo, realizando leituras e atividades e até mesmo a produção de crônicas. Trabalhamos também, o gênero textual jornalístico, com a apresentação, leitura e produções de jornais, como também o gênero bilhete, e por último a leitura de obras voltadas para o público infantojuvenil, de autores como Fernando Sabino, Marisa Lajolo, Lygia Bojunga etc., que resultou na exibição de um sarau literário apresentado aos pais e responsáveis. Por resultado, o aluno bolsista após essas práticas forma um novo olhar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da ação docente.