Este trabalho tem por propósito relatar uma experiência escolar vivenciada no subprojeto Letras Português e Letras Português/Inglês do programa Residência Pedagógica, durante o 1º módulo do programa, no mês de novembro do ano de 2022. Elencando a Literatura Sul-Rio-Grandense como temática, as residentes planejaram atividades para estudantes do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Básico Vidal de Negreiros, do município de Estrela/RS, a partir do conto gauchesco “Melancia - Coco Verde”, de Simões Lopes Neto. Dentre as propostas desenvolvidas, buscou-se fazer com que os estudantes pensassem sobre as características principais do conto, avaliassem a variedade linguística utilizada e analisassem a representação do gaúcho comparando-a com os dias atuais. Ainda, entre as aplicações, propôs-se a promover a interdisciplinaridade, vinculando os estudos da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa junto à Literatura. A aplicação das atividades possibilitou às residentes a percepção de algumas características da sala de aula, como a criação de vínculo entre professor e aluno, a relevância do uso de materiais digitais, a efetividade da interdisciplinaridade e a importância do espaço para produção de pensamento dos alunos. Dessa forma, acredita-se, portanto, que o programa Residência Pedagógica tem papel fundamental na formação de futuros professores, pois apresenta a real experimentação de entrar em uma sala de aula e pensar práticas significativas que tentem motivar e inspirar os estudantes na busca de conhecimento.