Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A ÓTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104868
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2542
    "inscrito_id" => 9451
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A ÓTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho constitui-se em um relato de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Filosofísica, com ênfase na metodologia de Ensino de Ciências por Investigação (EnCI). A partir dos encontros realizados, da literatura indicada pelo orientador do subprojeto e das observações realizadas no Instituto Estadual Rio Branco, em Porto Alegre, foi elaborado uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) sobre órbitas planetárias, para primeiros anos do Ensino Médio, com atividade experimental e aplicação do método Peer Instruction. Neste trabalho, relatamos o processo de desenvolvimento do plano de aula, evidenciando as dificuldades de se pensar em um ensino não-tradicional em um Colégio Estadual, e as soluções propostas para a versão final. O objetivo é ressaltar a importância do Ensino de Ciências por Investigação nas escolas de Ensino Médio, uma vez que proporciona aos estudantes autonomia no processo de aprendizagem, sensação de competência e capacidade de solucionar problemas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9451_TB2542_08102023151008.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIEL QUEIROZ BAUER"
    "autor_nome_curto" => "Ariel Bauer"
    "autor_email" => "arielbauer@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104868
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2542
    "inscrito_id" => 9451
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A ÓTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho constitui-se em um relato de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Filosofísica, com ênfase na metodologia de Ensino de Ciências por Investigação (EnCI). A partir dos encontros realizados, da literatura indicada pelo orientador do subprojeto e das observações realizadas no Instituto Estadual Rio Branco, em Porto Alegre, foi elaborado uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) sobre órbitas planetárias, para primeiros anos do Ensino Médio, com atividade experimental e aplicação do método Peer Instruction. Neste trabalho, relatamos o processo de desenvolvimento do plano de aula, evidenciando as dificuldades de se pensar em um ensino não-tradicional em um Colégio Estadual, e as soluções propostas para a versão final. O objetivo é ressaltar a importância do Ensino de Ciências por Investigação nas escolas de Ensino Médio, uma vez que proporciona aos estudantes autonomia no processo de aprendizagem, sensação de competência e capacidade de solucionar problemas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9451_TB2542_08102023151008.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIEL QUEIROZ BAUER"
    "autor_nome_curto" => "Ariel Bauer"
    "autor_email" => "arielbauer@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente trabalho constitui-se em um relato de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Filosofísica, com ênfase na metodologia de Ensino de Ciências por Investigação (EnCI). A partir dos encontros realizados, da literatura indicada pelo orientador do subprojeto e das observações realizadas no Instituto Estadual Rio Branco, em Porto Alegre, foi elaborado uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) sobre órbitas planetárias, para primeiros anos do Ensino Médio, com atividade experimental e aplicação do método Peer Instruction. Neste trabalho, relatamos o processo de desenvolvimento do plano de aula, evidenciando as dificuldades de se pensar em um ensino não-tradicional em um Colégio Estadual, e as soluções propostas para a versão final. O objetivo é ressaltar a importância do Ensino de Ciências por Investigação nas escolas de Ensino Médio, uma vez que proporciona aos estudantes autonomia no processo de aprendizagem, sensação de competência e capacidade de solucionar problemas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.