O presente trabalho objetiva relatar uma experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito da E.E.M. Dra. Aldaci Barbosa. É importante mencionar que a aplicação do projeto continua em andamento e os resultados serão obtidos posteriormente. Esta pesquisa busca demonstrar que, por meio da implementação de abordagens-metodológicas voltadas ao ensino de um segundo idioma, direcionadas aos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, é possível aproveitar gêneros literários, mais precisamente o gênero conto, como uma ferramenta eficaz no processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola. Para tal, foi desenvolvida uma sequência didática: O mundo das fadas em ação: aprendendo espanhol através do conto "La Cenicienta", que atua no incentivo à formação de leitores literários, visando inserir os discentes em atividades de habilidades linguísticas integradas, por meio de recursos como vídeos, imagens e audiolivros, permitindo a construção do prazer pela leitura. O objetivo principal da sequência didática consiste em analisar como os contos de fadas podem ser empregados para facilitar o processo de aprendizado de um segundo idioma, com foco na língua espanhola. Com base na análise concisa de estudos bibliográficos pertinentes à temática em questão (LARSEN-FREEMAN, 1986; BRONCKART, 2001; MARCUSCHI, 2011; ALMEIDA FILHO, 2013; TAJZAD E NAMAGHI, 2014; PONTES e DUARTE, 2018;), bem como em uma reflexão fundamentada na experiência prática e observações detalhadas, o estudo aponta sobre a integração da leitura no âmbito educacional, evidenciando uma pesquisa acerca dos contos de fadas e sua aplicação no contexto das aulas de línguas estrangeiras.