Uma das barreiras encontradas na formação inicial docente é o distanciamento entre a Universidade e a realidade escolar. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi concebido para possibilitar o diálogo entre essas instituições e qualificar a formação docente no Brasil. Diante o exposto, este relato tem como objetivo descrever e socializar a contribuição do PIBID na formação inicial de professores, a partir da percepção de uma bolsista do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí. Trata-se de um relato de experiência descritivo a partir da vivência da pibidiana no subprojeto de Educação Física, sob a supervisão da professora supervisora da escola pública estadual Centro de Ensino Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa. A experiência contempla as etapas de formação, observação e vivências com a professora supervisora registadas em um diário de bordo da licencianda. Os recortes foram compilados nas seguintes categorias: a estrutura física da escola, participação em projeto interdisciplinar e potencializando a formação docente. Os resultados mostram que as vivências com a professora supervisora e as ações formativas do subprojeto colaboram para que os pibidianos compreendam e reflitam sobre os desafios do cotidiano escolar. Concluímos que a vivência no PIBID contribui para o aprimoramento da formação docente e para qualificar a atuação do futuro professor.