Este resumo expandido tem como título "Considerações sobre a aplicabilidade de oficinas pedagógicas no ensino fundamental: experiências do Pibid no Colégio Costa e Silva", no Colégio Costa e Silva, em Porto Nacional. O objetivo deste relato de experiência é apresentar reflexões acerca do planejamento pedagógico das oficinas, sua execução e análise das mesmas. Partimos do pressuposto de pensar a viabilidade ou não em aplicar oficinas pedagógicas para o ensino fundamental, diante das dificuldades, mas também das possibilidades. Seguimos como metodologia alguns passos necessários, tais como: a escolha da temática, o planejamento e tempo das oficinas na escola-campo, sua apresentação em forma de seminários na universidade e aplicação das oficinas na escola. Como resultado obtido, notamos pontos positivos, como o engajamento dos estudantes na aula de história por meio de dinâmicas, assim como nos deparamos com as dificuldades, como o espaço físico escolar limitado, a movimentação e certa indisciplina em alguns alunos. As oficinas pedagógicas servem como exercício docente na objetividade de aprendizagem e na interação professor aluno.