SANTOS, Juliana E et al.. Relato de experiência do programa residência pedagógica. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104802>. Acesso em: 22/12/2024 15:59
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o primeiro módulo do subprojeto de Pedagogia do Programa Residência Pedagógica, edição de 2022, proposto pela orientadora professora Verônica Domingues para dar início ao planejamento e cronograma das atividades a serem desenvolvidas ao longo do período no módulo I. No nosso primeiro encontro presencial, foram apresentadas as preceptoras das escolas-campo onde iríamos iniciar nossa experiência. Para algumas de nós, esse seria o primeiro contato com crianças no contexto pedagógico. Já na escola-campo, Escola Municipal Vila Vicentina, localizada no Bairro da Liberdade, em Salvador, em fevereiro de 2023 participamos da Jornada Pedagógica juntamente com a preceptora Alzira Ricarda e parte da comunidade escolar. Logo em seguida, seguindo o cronograma estabelecido pela orientadora do subprojeto, iniciamos a observação e construímos atividades para expressar nossas impressões sobre a escola-campo e sobre a turma do Acelera que seria acompanhada ao longo do programa. Nossa primeiras intervenções em sala de aula foram no mês de abril, com a apresentação do Programa Residência Pedagógica para a turma. Na sequência, sob orientação da professora Alzira, iniciamos os planos de trabalho que foram construídos a partir das ações pedagógicas planejadas e desenvolvidas anualmente pela escola.