O diagnóstico situacional da escola tem sua relevância dentro do campo de atuação do educador, possibilitando um maior conhecimento do local onde as intervenções pedagógicas serão realizadas. O objetivo do presente relato é socializar a experiência de pibidianos relacionadas à aproximação e diagnóstico situacional, a partir da vivência em uma escola campo vinculada ao Programa de Iniciação à Decência (PIBID).Trata-se de um relato descritivo de uma experiência vivenciada na etapa inicial de atividades pedagógicas do subprojeto PIBID Educação Física, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Poeta Torquato Neto, na escola de ensino médio, Centro de Ensino de Tempo Integral Didácio Silva. A experiência constou das seguintes etapas: apresentação dos pibidianos a professora supervisora, participação em reunião pedagógica da escola, conhecimento sobre o diagnóstico situacional, acolhimento dos integrantes do subprojeto na escola e apresentação do Projeto Político Pedagógico da escola. A aproximação gerou muita expectativa, pois todos estavam ansiosos para iniciar a experiência no “chão da escola”. O diagnóstico situacional permitiu aos bolsistas conhecer a realidade da escola de atuação no subprojeto PIBID Educação Física, suas rotinas, potencialidades e fragilidades. Foi uma vivência enriquecedora para a vida acadêmica nos anos iniciais da formação profissional e de grande auxílio para o processo de imersão na jornada pibidiana.