Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FORMAÇÃO INICIAL E A POLÍTICA VOLTADA PARA OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Uma ação recorrente nos cursos de Licenciatura é remeter-se a abordagem da dimensão “prática” a cargo de um único componente curricular: o Estágio Supervisionado. Os estudos recentes sobre o assunto contrapõem-se a essa perspectiva, definindo o estágio como um campo de conhecimento que contribui para a práxis. Nesse contexto, pretendemos: verificar a existência de uma política de Estágio assumida institucionalmente pelas universidades públicas da região Sudeste do Brasil; analisar como são sistematizados os processos de estágio dos cursos de licenciatura dessas instituições, a associação das dimensões teórica e prática na formação docente; identificar que concepção de estágio é assumida por essas instituições, bem como identificar, que papéis atribuem, nesse processo, aos licenciandos, aos professores orientadores das Universidades e aos professores da Rede de Educação Básica que atuam nas escolas campos de Estágio. Trata-se da sistematização de resultados de pesquisa vinculada a Projeto de Iniciação científica realizada por meio de pesquisa documental, tendo como fonte as normas internas de Universidades públicas do Sudeste Brasileiro, dados extraídos de documentos publicados em sítios oficiais das Instituições pesquisadas, bem como por meio do diálogo de fontes teóricas encontradas por meio de pesquisa bibliográfica. Este estudo indica que há uma diversidade de concepções e estágios curriculares sendo produzidos nas instituições formadoras em uma mesma região e às vezes em uma mesma instituição, conforme proposta de estágio de cada curso de licenciatura, sendo necessário mergulhar-se nos projetos pedagógicos de seus cursos, para melhor compreendê-las.

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