Este estudo exploratório tem por objetivo descrever e analisar a construção de teodolitos para a realização de uma atividade destinada a estudantes do segundo ano do Ensino Médio, desenvolvido no âmbito de dois subprojetos do PIBID e um subprojeto da PRP que são da UFABC, em parceria com uma escola do município de Santo André-SP. Ao todo foram feitos dez teodolitos para aplicação da atividade com o objetivo de serem trabalhados distância, ângulo, triângulo retângulo e as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente de uma forma mais lúdica, demonstrando a aplicação deles na prática. A maior parte da composição dos materiais utilizados na construção dos teodolitos são recicláveis e fáceis de serem encontrados. Seu modelo foi discutido e preparado em parte do primeiro semestre de 2023 com base em outros modelos de exemplos disponíveis em vídeos da internet e nos conhecimentos de integrantes do grupo. Apresentamos alguns dos resultados observados, destacando a eficiência dos instrumentos na medição de ângulo e que para realização da atividade encontramos um erro máximo de dez por cento nos valores de determinação de distância em comparação com valores medidos com trena. O preparo dos instrumentos possibilitou aos pibidianos e residentes pedagógicos uma melhor compreensão do processo de ensino-aprendizagem, da valorização do trabalho em grupo, de trocas de experiência, do estudo da trigonometria e do planejamento da atividade no processo de formação à docência. Os instrumentos podem ser utilizados futuramente em outras atividades e servir de base para outros modelos de teodolito.