Este relato de experiência traz as ações desenvolvidas pelos residentes: Cleonilson dos Reis Ribeiro e Eduarda Gaspar da Silva, na Unidade de Ensino Santa Tereza, no bairro da Cidade Operária, na cidade de São Luís do Maranhão. Tais ações tiveram início com as formações e discussões realizadas pela Orientadora do projeto: Professora Sandra Regina Rodrigues dos Santos, da Universidade Estadual do Maranhão, e, posteriormente, as ações executadas no ambiente escolar sob orientação da preceptora Marilde Rego Dourado, buscando atender as atividades propostas pela gestão pedagógica da escola. Ressaltamos a importância do projeto do RP, para a formação dos professores, principalmente os aspectos que tratam da reforma do ensino médio no atual contexto. No desenvolvimento das ações, nos respaldamos em estudiosos que deram suporte teórico-metodológico para a execução das mesmas, a exemplo de Freire (1997), Pimenta (2001), Germinari e Mello (2018). Evidenciamos como principais resultados, os embates ligados a reforma do ensino médio e as críticas de vários autores sobre os propósitos contemplados para a reforma do ensino da história, além de analisarmos em alguns estudiosos o conceito de “Maranhensidade” e as principais lendas maranhenses. Ressaltamos a importância do contínuo diálogo dos bolsistas do curso de História-licenciatura com a comunidade escolar, e de que forma as universidades estão fazendo tal diálogo acontecer