O programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de professores do ministério da educação-MEC e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para melhoria de qualidade da educação básica brasileira. Estamos inseridos no subprojeto Metodologias Ativas para o ensino de matemática em contexto amazônico, no qual desenvolvemos atividades de estudos em grupo, levantamento bibliográfico e estágio em uma escola de Ensino Fundamental no município de São Miguel do Guamá. O estágio de observação servirá de contexto para planejamento de projeto de ensino utilizando metodologias ativas. Nos encontramos na fase de observação participante na escola e este relato apresenta nossas primeiras reflexões sobre o ambiente escolar no qual estamos inseridos. Os relatos abordados referem-se a importância do PIBID para os discentes de licenciatura em matemática e as dificuldades dos alunos no processo de construção de conhecimento matemático, utilizando as concepções freirianas no convívio diário com os alunos dentro do ambiente escolar.