Este trabalho descreve a implementação de uma sequência didática baseada no conto "El amo y el criado" através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na E.E.M. Dra. Aldaci Barbosa, envolvendo duas turmas (1º e 3º anos) do Ensino Médio para ensinar espanhol. O objetivo é integrar o ensino do conto, promovendo habilidades linguísticas, superando desafios educacionais e enriquecendo o crescimento pessoal e cultural dos alunos. O referencial teórico inclui a contribuição de diversos autores sobre contos e microcontos, a importância das narrativas breves, possíveis desafios na aplicação, aspectos linguísticos e a expectativa de melhor desempenho dos alunos na disciplina de Língua Espanhola. O trabalho se desenvolverá em três aulas, introduzindo o conto, trabalhando aspectos linguísticos e incentivando a escrita crítica dos alunos. Espera-se que esta abordagem contribua para reduzir as taxas de reprovação e aumentar o sucesso dos alunos ao longo do ano letivo.