Historicamente, a educação é influenciada por contextos sociopolíticos e econômicos que impactam na oferta da educação formal, isso não seria diferente no Brasil. O país desde 1990 tem acompanhado o Programa de Educação para Todos (EPT) e tem empreendido esforços para o atendimento de suas metas, através de políticas educacionais que se estendem desde à legislação, passando pelos currículos, a profissionalização docente, a assistência estudantil chegando à avaliação de sistemas. Assim, o estado do Ceará, seguindo essa lógica, cria o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Diante desse fato, objetiva-se com esse estudo, verificar os indicadores educacionais dos municípios da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE-12), enfatizando os dados obtidos através do SPAECE na série histórica (2007-2019), nível fundamental; e, refletir sobre os possíveis avanços, contradições e/ou limites dessas políticas, bem como dos indicadores alcançados nesses municípios. A pesquisa se ampara teórica e metodologicamente no materialismo histórico-dialético e utiliza como procedimento o método misto de pesquisa combinado aspectos quantitativos e qualitativos. Nessa direção comparou-se os níveis de proficiência alcançados pelos municípios da referida CREDE. A partir disso, pôde-se perceber os municípios que se destacam por alcançar os indicadores adequados e os que margeiam os níveis críticos de proficiência. Isso exige uma análise mais aprofundada das realidades desses municípios, ao mesmo tempo que pode suscitar políticas educacionais mais situadas com as disparidades que estes municípios apresentam, bem como os limites das avaliações externas.