O uso de metodologias ativas no processo educacional é uma prática que deve ser utilizada desde do ensino básico, uma vez que novas estratégias didáticas se mostram eficientes, o emprego delas em sala de aula poderá ser dada por professores, afim de tornar os educandos mais seguros e confiantes no processo de ensino-aprendizagem, indo em contra partida com o ensino tradicional, onde o aluno não se sente motivado. Numa possibilidade de salientar uma mudança gradativa no processo de ensino-aprendizagem, a utilização da ludicidade se torna uma metodologia mais frequente, principalmente em áreas da educação ditas difícl, como a Química. O uso do lúdico no enfoque de conteúdo da Química tem sido componente importante para melhorar o ensinamento dessa disciplina, considerada por muitos como complexa. Na concepção de tornar o ensino da Química efetivo, pelo ensino de Ciências, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento, aplicação e avaliação da potencialidade de um jogo lúdico e maquetes enquanto recursos didáticos nas aulas de Ciências, com enfoque em atomística, sendo desenvolvido por duas bolsistas do PIBID, em uma escola da rede pública do município de Cametá-PA. A aplicação dos recursos didáticos mostrou-se eficaz. Os recursos apresentaram-se como um grande aliado do processo de aprendizagem, tanto na primeira proposta quanto na segunda houveram retornos eficientes, na fixação de conteúdo, socialização entre os próprios alunos e entre alunos e bolsistas, tornando-se uma abordagem educacional que promove o aprendizado de forma divertida e interativa.